Corredor Humanitário facilita a entrada de donativos em Porto Alegre – RS

Miih Garbi Por Miih Garbi
3 min de leitura
Obra emergêncial após alagamento em Porto Alegre-RS (Reprodução/Site Banco de imagens Porto Alegre/ Foto Alex Rocha PMPA)

Aproximadamente 20 mil veículos relacionados a ajuda para as vítimas das chuvas, passaram pelo “Corredor Humanitário” até esta segunda-feira (13) em Porto Alegre. A prefeitura analisa a abertura de mais um corredor para facilitar a chegada de veículos à capital.

Através do corredor é possível o acesso fácil para veículos de emergência, caminhões de suprimentos e donativos como: água, oxigênio, alimentos, equipamentos de emergência, entre outros veículos que fazem a mesma rota.


Fluxo de veículos que trafegam pela via de acesso humanitária (Reprodução/Site Banco de Imagens Porto Alegre/Foto/Julio Ferreira/PMPA)

A obra de contingência que foi concluída em apenas dois dias, possui pista única e opera em apenas um sentido, com a variação de mão, possui acesso à BR -290 (Freeway) e é monitorada por agentes da EPTC e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) permite apenas a passagem de veículos com ajuda humanitária.

Foi removida a passarela de pedestres da Estação Rodoviária, na rua Conceição para criar o caminho alternativo pela Castelo Branco. A prefeitura informa que futuramente será construída nova passarela no lugar da que foi derrubada.


Demolição da passarela de pedestres para construção de via humanitária (Reprodução/SiteG1/Foto/Julio Pereira/PMPA)

Nível do Rio Guaíba sobe e deixa prefeitura em alerta

Segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC), o nível do rio atingiu 5,19 metros nesta terça-feira (14) às 5h15, foi registrado um aumento de 18 centímetros entre a tarde desta segunda-feira (13) e a madrugada desta terça-feira (14), o registro está próximo de marca histórica.

Devido às fortes chuvas o rio permanece mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros) e da cota de alerta (2,5 metros).



Por prevenção a prefeitura construiu barricadas emergências com sacos de areia, para evitar o avanço da água, no centro de Porto alegre próximo à Usina do gasômetro, as barricadas possuem dois andares e 1,80 de altura.

Barricada de Emergência montada pela prefeitura para conter avanço da água (Reprodução/Site G1/Foto/Mateus Trindade/RBSTV)

As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, nas últimas semanas, deixam mais de 147 vítimas fatais, 127 desaparecidos e 806 feridos, segundo a Defesa Civil, além de afetar mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado.

Seguir
Miih Garbi é estagiária de redação nas editorias de celebridades e esportes. Apaixonada por jornalismo, possui um canal de entretenimento e entrevistas no YouTube.
Deixe um comentário

Deixe um comentário