Deputados filipinos procuraram, nesta segunda-feira (2), um pedido de impeachment contra a vice-presidente do país, Sara Duterte. O pedido foi feito após Duterte ameaçar de morte o presidente Ferdinand Marcos Jr. A vice-presidente também acumula outras acusações, como a falta de ação contra agressões chinesas no Mar do Sul da China.
Turbulência política
O pedido tem como base uma denúncia feita por ativistas da sociedade civil na Câmara dos Representantes, onde Duterte é acusada de violar a constituição filipina e inclui uma lista de 20 supostos crimes.
A ameaça de morte teria sido direcionada não só para o presidente, sua esposa e o presidente da Câmara dos Representantes também teriam sido ameaçados. Duterte ainda não respondeu à denúncia.
Outra acusação contra a vice-presidente é a de que ela deu continuidade às execuções extrajudiciais iniciadas por seu pai, o então vice-presidente Rodrigo Duterte.
Ameaças
No dia 23 de novembro, Sara Duterte disse em uma coletiva ter contratado um assassino para matar o presidente Ferdinand Marcos Jr., sua esposa e o presidente da Câmara dos Representantes caso ela fosse assinada. Após a repercussão da fala, ela afirmou estar apenas preocupada com a própria segurança.
Acusações
As Filipinas atualmente atravessam uma forte disputa entre o presidente e sua vice. Duterte e Marcos divergem atualmente sobre as reivindicações territoriais chinesas, onde a China reclama quase todo o território do Mar do Sul da China, que também é disputado por nações como Vietnã, Malásia e Filipinas.
Duterte acusa o presidente Ferdinand Marcos Jr. e aliados de corrupção. A vice-presidente é investigada pelo Congresso pelo desvio de 612,5 milhões de pesos (US$ 10,3 milhões) em fundos de inteligência sob responsabilidade de Duterte como vice-presidente e ex-secretária de Educação, cargo que ocupava até recentemente.
As acusações e o pedido de impeachment contra Duterte ainda serão analisadas pelo Congresso das Filipinas, os deputados entraram em recesso no dia 20 de dezembro e retornam no dia 13 de janeiro.