Donald Trump promete aplicação de tarifas em produtos da União Europeia
Os líderes europeus estão enfrentando tensões comerciais com os Estados Unidos devido às ameaças do presidente Donald Trump de impor tarifas sobre produtos europeus, é o que promete o presidente Donald Trump em uma entrevista, embora não tenha dado uma data, declarou que “com certeza” irá acontecer, o que acabou por impactar o mercado de […]
Os líderes europeus estão enfrentando tensões comerciais com os Estados Unidos devido às ameaças do presidente Donald Trump de impor tarifas sobre produtos europeus, é o que promete o presidente Donald Trump em uma entrevista, embora não tenha dado uma data, declarou que “com certeza” irá acontecer, o que acabou por impactar o mercado de ações europeu, segundo site G1.
“Eles não levam os nossos carros, não levam os nossos produtos agrícolas: eles não levam quase nada, e nós pegamos tudo”, disse Trump justificando sua decisão de impor tarifas à UE. As taxas devem entrar em vigor nesta terça-feira (4).
Diálogo com líderes do Canadá e México
Donald Trump Planeja nesta terça-feira realizar telefonemas separados, com primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para uma discussão sobre as tarifas que anunciou.
Em resposta, a União Europeia afirmou, que “responderá com firmeza”, caso venha a ser taxada pelos Estados Unidos, segundo a Comissão Europeia, as tarifas baixas promovem o crescimento e também a estabilidade econômica.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou que uma guerra tarifária seria uma “corrida para o abismo” e destacou a importância de negociar com os EUA para evitar uma escalada nas tensões comerciais.
O bloco europeu ainda declarou que as relações comerciais e investimentos os Estados Unidos são mais importantes e globais e por isso devem ser fortalecidas, um porta voz fez uma declaração à EuroNews que “as tarifas criam perturbações econômicas desnecessárias e promovem a inflação, sendo prejudiciais para todas as partes”.
Já o ministro da Indústria da França, Marc Ferraci, sobre a necessidade de uma resposta ao que chamou de “ameaças” de Trump, afirmando que é crucial que os EUA esteja preparados para reagir.
Reações do México, Canadá e China
Os países, Canadá e México prometem retaliar, caso as promessas de Donald Trump venham a se cumprir. A presidente do México Claudia Sheinbaum falará sobre seus planos esta semana, enquanto Trudeau falou sobre tarifas retaliatórias de 25% sobre produtos dos EUA.
A China também pode ser atingida por uma taxa de 10%, e promete contramedidas correspondentes, não especificando quais serão estas ações. Trump respondeu que pode aumentar ainda mais as tarifas em caso de retaliação.
