Bilionário Elon Musk, nesta segunda feira (10/06), declarou que proibiria a utilização de dispositivos Apple caso a empresa avançasse com o projeto de otimizar o uso de seus dispositivos por meio de uma inteligência artificial generativa.
Elon Musk argumentou que a integração dos serviços da OpenAI aos da Apple pode gerar um perigo em relação a segurança de dados. Em uma declaração feita no X, rede que inclusive é dono, Musk afirmou o seguinte “A Apple não tem noção do que realmente vai acontecer assim que entregar teus dados à OpenAI. Estão te traindo”
A resposta da OpenAI
Horas após os cometários de Elon Musk, a empresa dona do ChatGPT, a OpenAI, respondeu as acusações do dono da Space X, classificando as falas de Elon como “frívolas”, “extraordinárias” e “uma ficção”, além de insinuar que Elon Musk está com ciúmes por não estar mais envolvido com a empresa.
Vale ressaltar que o bilionário foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015 e atualmente é dono de uma inteligência artificial rival a xAI. O relacionamento entre Elon Musk a OpenAI e o CEO Sam Altman é bastante conturbada, gerando inclusive um processo de Musk contra a empresa e o CEO por violarem o contrato de fundação e fazer a empresa deixar a sua missão inicial sem fins lucrativos.
O acordo entre Apple e OpenAI
No primeiro dia da conferência anual “Worldwide Developers Conference”, que começou no dia 10 de junho, foi anunciado pela Apple várias novidades, dentre elas uma parceria com o ChatGPT, que inicialmente será integrado com Siri, assistente presente em todos os produtos Apple. A Siri, com a nova atualização, poderá solicitar informações ao ChatGPT. Podendo fazer solicitações sobre fotos, documentos dentre outros tipos de informações.
Durante o anúncio, a empresa explicou que o usuário vai ter a possibilidade de escolher quando qualquer informação será compartilhada com o ChatGPT. O acesso a esta nova funcionalidade será gratuita, e os usuários pagos vão poder conectar sua cinta e aproveitar todos os recursos especiais oferecidos.