Entenda o derretimento das geleiras nas montanhas dos Alpes na Europa

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: Entenda o derretimento das geleiras nas montanhas dos Alpes na Europa (reprodução/Getty images embed)

De acordo com dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o derretimento é o reflexo das altas temperaturas registradas durante o verão e da menor quantidade de dias com neve, o que consequentemente contribuiu para o baixo acúmulo de gelo nos alpes. O derretimento das geleiras na Europa em 2023 atingiu números preocupantes. Tendo em vista que, segundo o novo relatório climático divulgado nesta segunda-feira (22) pelo observatório europeu Copernicus com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os Alpes perderam cerca de 10% do seu volume de gelo original entre 2022 e 2023.

O que são os alpes

Os Alpes são a maior cadeia montanhosa da Europa. As montanhas se estendem por mais de 1.200 quilômetros e ocupam uma área de cerca de 200.00 km², sendo a mais extensa do continente. A cadeia passa por oito países da Europa, sendo eles: França, Itália, Suíça, Alemanha, Áustria, Eslovênia, Liechtenstein e Mônaco.


Derretimento dos alpes (Foto: reprodução/Getty Images embed)


O aquecimento global é a causa do derretimento 

De acordo com análises do G1, as altas temperaturas registradas principalmente no verão europeu, e as cada vez mais comuns e intensas ondas de calor, são o principal motivo para o derretimento do gelo glaciar em todo o continente. Ademais, grande parte da Europa passou por menos dias de neve do que a média dos anos anteriores, o que também contribuiu para a diminuição desse acúmulo de gelo, principalmente na região central da Europa e nos Alpes. 

A cientista sênior do Copernicus, Francesca Guglielmo explica que o derretimento observado tem duas consequências diretas. Hidrológicas, pois menos água armazenada no solo, refletindo em menos recursos hídricos disponíveis durante o período de degelo do ano (primavera). E físicas, já que menor cobertura de neve faz com que a superfície mais escura se exponha mais à luz solar, absorvendo mais o calor do que a neve. Tendo isso em vista, a temperatura nessas regiões devem começar a ser cada vez mais altas em comparação a um ano de queda normal de neve.

Deixe um comentário

Deixe um comentário