Estado de saúde pode definir local de prisão de Bolsonaro

Jair Bolsonaro, recém condenado há 27 anos e 3 meses de reclusão por golpe de Estado, pode ter seu local de prisão definido por conta de diagnósticos de problemas de saúde. De acordo com a coluna do jornalista Paulo Cappelli no Metrópolis, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam melhor forma para cumprimento da pena […]

25 set, 2025
Foto destaque: Devido a complicações na região abdominal, Jair Bolsonaro pode cumprir  prisão domiciliar por golpe de Estado e outros quatro crimes. (Reprodução/Ton Molina/Getty Images Embed)
Foto destaque: Devido a complicações na região abdominal, Jair Bolsonaro pode cumprir prisão domiciliar por golpe de Estado e outros quatro crimes. (Reprodução/Ton Molina/Getty Images Embed)

Jair Bolsonaro, recém condenado há 27 anos e 3 meses de reclusão por golpe de Estado, pode ter seu local de prisão definido por conta de diagnósticos de problemas de saúde. De acordo com a coluna do jornalista Paulo Cappelli no Metrópolis, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam melhor forma para cumprimento da pena do ex-presidente.

Apesar do recém-descoberto câncer de pele, segundo a coluna, a maior preocupação dos médicos, na verdade, é com o quadro na região abdominal de Bolsonaro, considerado delicado inclusive por especialistas que também atendem os magistrados da Corte. 

Definição do local da prisão

Desde que foi sentenciado como culpado pelos ministros que compõem a Primeira Turma do Supremo, no último dia 11 de setembro, os questionamentos sobre qual local Bolsonaro cumprirá a pena pairam no noticiário nacional. No entanto, essa decisão somente será tomada após a apreciação dos recursos e o trânsito julgado da ação penal sobre o crime de golpe de Estado. 


Logo após ter sido declarado culpado por golpe de Estado e outros quatro crimes pela Primeira Turma do STF, Bolsonaro foi diagnosticado com câncer de pele (Foto: reprodução/Arthur Menescal/Bloomberg via Getty Images Embed)


No entanto, de acordo com o jornalista Paulo Cappelli, o STF estudava enviar o ex-presidente para cumprir detenção em uma cela especial no presídio da Papuda, localizado em Brasília, a fim de demonstrar que não haveria privilégios por se tratar de um ex-presidente. 

Bolsonaro pode cumprir pena em prisão domiciliar

Nesse contexto, após avaliação dos médicos especialistas que identificaram e sinalizaram gravidade no quadro abdominal de Jair Bolsonaro, os magistrados da Corte avaliam a prisão domiciliar como a mais indicada dado os problemas de saúde do ex-presidente. 

Dessa forma, Alexandre de Moraes, relator do processo e responsável pela decisão do local da pena, avalia se ordenará diretamente prisão domiciliar, visto que o ex-presidente já se encontra preso em sua residência, ou se o enviará a uma cela especial e depois atenderá o pedido da defesa para estabelecer a condição anterior. 

Mais notícias