Na noite desta quarta feira, 21 de Agosto, Tim Walz candidato a vice presidente do partido democrata, criticou a forma como os republicanos lidam com os direitos reprodutivos, ele teria afirmado que caso Trump fosse eleito iriam proibir o aborto no pais, o então opositor do empresário disse que isso iria ocorrer com ou sem congresso, em discurso na convenção democrata ele citou:
“Quando os republicanos usam a palavra liberdade, eles entendem que o governo deveria ser livre para invadir o escritório do seu médico. Corporações, livres para poluir água e ar. E bancos, livres para ter vantagem sobre os consumidores”.
Trump e o aborto
O então candidato Donald Trump respondeu ao democrata alegando que não iria haver uma proibição federal caso fosse eleito. em entrevista a Fox news O ex presidente falou:
“Eles dizem na convenção que eu quero uma proibição federal. Eu nunca faria isso, e eles sabem que eu já disse isso, não haverá uma proibição federal. A decisão agora esta de volta aos estados aos quais pertence
Durante sua campanha presidencial, Donald Trump não quis falar muito sobre a questão do aborto, entretanto teria dito que, caso fosse eleito novamente para a presidência, não iria assinar algo que impeça as mulheres de abortar, diferentemente do que ele reinterou lá em 2016, quando se opunha em relação a esse assunto.
Trump e Melania em evento do partido republicano. (Foto: reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)
Corrida eleitoral
No início deste ano, quando ainda era pré-candidato à presidência, o republicano se mostrou interessado em apoiar uma proibição do aborto nos Estados Unidos da América, porém, naquela ocasião, ele teria indicado que possivelmente seria a favor de abortar no caso relacionado a Estupro, incesto, e até mesmo para salvar a vida de uma mãe, em entrevista a uma rádio na Terça Feira dia 19 de Abril de 2024 ele disse:
“O número de semanas agora, as pessoas estão concordando em 15. E eu estou pensando em termos disso. E isso resultará em algo muito razoável. Mas as pessoas estão realmente concordando, até mesmo os mais radicais, parece que 15 semanas é um número com o qual as pessoas estão concordando”.
As eleições americanas vão ocorrer no dia 5 de Novembro de 2024.