Na manhã desta quinta-feira (29), diversos voos das companhias aéreas Gol e Azul foram cancelados em decorrência de interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. Além disso, a companhia Latam também enfrentou atrasos significativos em suas operações.
Em comunicado à TV Globo, a Gol esclareceu que, devido às “interferências no sinal do sistema GPS no aeroporto de Guarulhos”, a empresa se viu obrigada a realizar cancelamentos de voos que tinham origem ou destino no importante aeroporto da Grande São Paulo. Embora a companhia tenha reconhecido os cancelamentos, não foi divulgada a quantidade exata de voos afetados pela situação. Essa interrupção no serviço gerou um impacto considerável no planejamento de passageiros, que tiveram suas viagens comprometidas em um dos principais terminais aéreos do país. A situação está sendo monitorada para as operações serem normalizadas o mais rapidamente possível.
Pronunciamento Gol
Em nota para a TV Globo, Gol disse: “Devido à contingência, a companhia também tem registrado atrasos na sua operação no aeroporto. Todos os clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas e sendo reacomodados nos próximos voos. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL” disse a companhia em nota.
A companhia aérea também disse que os clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme estabelecido pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta os possíveis transtornos que possam ter sido causados e enfatiza que medidas como essa são essenciais para garantir a segurança de suas operações, um valor fundamental para a empresa.
Pronunciamento Latam
A Latam comunicou que suas operações no aeroporto de Guarulhos já estavam normais, embora algumas decolagens tenham apresentado atrasos pela manhã, atribuídos a problemas técnicos fora de seu controle. A concessionária GRU esclareceu que a intermitência no sistema de navegação (GNSS) para aeronaves causou atrasos pontuais nas decolagens de algumas companhias. Por volta das 16h45, a GRU anunciou que a situação no aeroporto havia sido restabelecida.