Os líderes do G7, aqueles que comandam as sete maiores economias do mundo, precisarão de cuidados especiais ao serem recepcionados em Puglia, na Itália. Isso por conta de uma máfia pouco conhecida, mas poderosa, que se abriga no sul do país. A reuniões do G7 começaram e acontecem até o próximo sábado, dia 14 de junho.
Forças antimáfia
Reunião do G7, na Itália (Foto: reprodução/FILIPPO MONTEFORTE/Getty Images embed)
As forças antimáfia italianas têm criado uma operação ainda mais forte por conta de três grupos mafiosos em específico, todos ligados à perigosa Sacra Corona, que disputam espaço na região onde ocorrerá a reunião.
Ataques ligados a esses clãs estão sendo reportados a luz do dia, em um ritmo anormal e que preocupa o governo italiano. Segundo a Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (DIGOS), principal unidade antiterrorismo e antimáfia da Itália, as investidas têm criado um ambiente crescente de violência na região. Por lá, roubos de carros, invasões, mutilações e assassinatos estão aparecendo.
Motivações
A mídia italiana relata que os crimes estão sendo baseados na disputa pelo território, assassinatos é uma das formas de vingança entre os clãs, além de ameaças de bombas em lugares bastante frequentados como as estações de trens.
A Sacra Corona não é a única máfia atuante no país, além dela, pelo menos outras três grandes organizações são conhecidas. Comorra, Cosa Nostra e ‘Ndrangheta estão entre elas.
Comorra, Cosa Nostra, ‘Ndrangheta e Sacra Corona
‘Ndrangheta tem sua sede em Calábria, na região mais pobre do local. O principal mantedor dessa máfia, é seu monopólio do tráfico de cocaína na Europa. É a mais rica e poderosa máfia Italiana.
Já Comorra vem da região Câmpania, ela é mantida por tráfico de drogas, extorsão de empresas de construção e firmas de descarte de lixo tóxico e da indústria têxtil, ela também é conhecida pelos seus métodos brutais.
Cosa Nostra teve seu chefe morto ano passado, depois de 30 anos fugindo das autoridades, mas a máfia continua focada em negócios sujos e na corrupção.
Junto com a Sacra Corona, essas são as famosas Máfias Italianas que assustam moradores e turistas no país, conhecida por seus métodos nada empáticos.