Juntamente a chegada de atletas na Vila Olímpica em Paris para os Jogos Olímpicos de 2024, veio também uma chuva de relatos de diversos usuários do Grindr, um aplicativo de relacionamento direcionada à comunidade LGBTQIA+, apresentava algumas funções bloqueadas, e isso chamou atenção de alguns usuários do X.
O aplicativo conta com uma funcionalidade que permite que seus usuários explorem outros usuários do app por perto através de um mapa. Esse mapa é o que não está funcionando nas proximidades do alojamento dos atletas.
Posicionamento do Grindr
Em entrevista ao g1, a empresa confirmou a medida que causou muita discussão nas redes sociais e explicou em seu próprio site o porquê da medida tomada. Um dos principais motivos que o aplicativo deu ênfase é na privacidade dos atletas olímpicos.
“Caso um atleta não seja assumido, ou ainda se ele pertencer a um país onde é ilegal ou perigoso ser LGBTQIA+, a utilização do aplicativo coloca o atleta em risco de ser exposto a seu país por indivíduos curiosos que pretendem identificar atletas e expô-los por estarem no Grindr” justificou a empresa.
Histórico de polêmicas
A medida tomada tem justificativa já que, em 2016, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, um artigo escrito por um jornalista britânico expunha os atletas LGBTQIA+. Nico Hines é o jornalista responsável e ele se utilizou de aplicativos de encontros justamente para encontrar e identificar atletas da Vila Olímpica que não eram heterossexuais.
Já em 2022, durante as Olimpíadas de Inverno em Pequim, o Grindr optou por desabilitar recursos do aplicativo baseados em localização para quem estivesse dentro da Vila Olímpica e demais locais esportivos onde as disputas seriam feitas.
Funcionalidades do aplicativo
Os recursos “Explorar” e “Roaming” do aplicativo estão desabilitados para quem está na Vila Olímpica, bem como a funcionalidade “mostrar distância”. Entretanto, ainda é possível para os usuários compartilhar sua distância aproximada caso decidam ativá-la.
O Grindr incluiu para esses atletas mais controle de privacidade como: mensagens que aparecem, cancelamento do envio de mensagens, desativação de capturas de tela (prints) para as fotos de perfil e mídias no bate-papo, e acesso ao recurso de denúncia de um bate-papo recente.