Gripe aviária: autoridades brasileiras apuram dois casos suspeitos em granjas comerciais
As autoridades sanitárias investigam dois novos casos suspeitos de gripe aviária, localizados nos estados de Tocantins e Santa Catarina. A apuração ocorre após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial no país, registrado em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Detalhes da investigação em Aguiarnópolis Uma granja comercial localizada em Aguiarnópolis, […]
As autoridades sanitárias investigam dois novos casos suspeitos de gripe aviária, localizados nos estados de Tocantins e Santa Catarina. A apuração ocorre após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial no país, registrado em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Detalhes da investigação em Aguiarnópolis
Uma granja comercial localizada em Aguiarnópolis, no Tocantins, está entre os casos suspeitos de gripe aviária em análise. Segundo nota da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adapec), os fiscais encontraram aves com sinais de doença durante uma inspeção realizada na manhã de sexta-feira (16/5) em um frigorífico de frango de corte da cidade. A investigação está sendo conduzida pelo Serviço Veterinário Oficial do Estado.
O abatedouro está sob supervisão do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que classificou a apuração como uma medida de rotina, seguindo os protocolos sanitários estabelecidos. As autoridades devem divulgar o resultado da análise laboratorial nesta segunda-feira (19).
O Ministério da Agricultura incluiu o caso entre as investigações ativas.
Em nota a Adapec informou que: “As amostras foram coletadas no mesmo dia e enviadas em 16 de maio ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP), unidade oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para análise específica de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves”.
Após a identificação dos sintomas clínicos nas aves, a propriedade foi interditada de forma imediata. A autorização sanitária do frigorífico foi suspensa, impedindo temporariamente a realização de abates e a venda de produtos até a conclusão das investigações.
Até o momento, as autoridades confirmaram apenas um único caso de influenza aviária altamente patogênica em criação comercial no Brasil. Esse registro ocorreu em Montenegro (RS).A investigação se refere a uma propriedade localizada em Ipumirim, no estado de Santa Catarina.
Além disso, o sistema do ministério, por sua vez, indicava quatro investigações em andamento, especificamente relacionadas a aves de subsistência. Um dos focos está em Triunfo (RS), município vizinho a Montenegro, e envolve galinhas criadas em ambiente doméstico.
Histórico da gripe aviária no Brasil
Os outros registros suspeitos em aves de subsistência estão nos municípios de Brasilândia (MT), Graciosa Cardoso (SE) e Salitre (CE). Se confirmarem os casos, as autoridades mantêm o status sanitário do país para fins de comércio internacional.
Até o momento, autoridades confirmaram um único caso de influenza aviária altamente patogênica em criação comercial no Brasil, registrado em Montenegro (RS). O Brasil também já contabilizou 164 focos da doença em aves silvestres e três em criações de subsistência.
