Nesta segunda-feira(25), o juiz Michael Jesic, ainda durante audiência, resolveu alterar a data para o julgamento dos irmãos Menendez. Originalmente datada para o dia 11 de dezembro, a audiência foi alterada para o dia 30 de janeiro. O promotor George Gascon justificou a alteração, alegando que iria facilitar na libertação dos irmãos após 30 anos.
Analise
O juiz Michael Jesic informou que adiou o julgamento, para poder dar mais tempo ao promotor George Gascon analisar melhor o caso. Atualmente, os irmãos Menendez estão acompanhando os seus julgamentos virtualmente, geralmente eles marcam presença por intermédio de videoconferência, nas ocasiões onde estão ocorrendo as suas audiências para definir se os mesmos serão soltos e poderão finalmente ser livres.
Julgamento
Em 1996, os dois acusados em questão tiveram o seu primeiro julgamento, sendo essa a última aparição pública que ambos tiveram. Na ocasião, a audiência resultou num empate frente à decisão da sentença. Consequentemente, tendo em vista que houve um resultado que não definiu se seriam presos ou não no 1° julgamento ocorrido, acabou ocorrendo uma segunda audiência, que resultou na condenação dos Menendez.
Irmãos Menendez no pré-julgamento no dia 29 de dezembro de 1992 (Foto: reprodução/Vince Butti/Getty Images embed)
A situação
Durante os anos, os irmãos sempre alegaram legitima defesa, justificando que os assassinatos teriam sido feitos, mediante ao fato de que eles estariam sendo abusados sexualmente. Os argumentos, a qual ambos sempre utilizaram, era de que teriam matado os pais por sofrerem constantes abusos emocionais e físicos. Os promotores sempre alegaram que os crimes foram cometidos de maneira premeditada, com o intuito de conseguirem a herança do patrimônio dos pais
Em outubro deste ano, o promotor George Gascon, havia entrado com uma moção solicitando que o juiz fizesse uma nova sentença para os irmãos Menezes, permitindo a soltura de ambos após mais de 30 anos presos.
O novo julgamento dos irmãos Menezes será no dia 30 de janeiro.