Janja participa de cúpula contra a fome em Paris e almoça com Brigitte Macron

Nesta quinta-feira (27), a primeira-dama do Brasil Rosângela da Silva, conhecida como Janja, participou da abertura como líder da delegação brasileira na Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), realizada na capital Paris. O evento se propõe a ser um espaço de diálogo e ação, onde os chefes e representante de estado se reúnem para discutir […]

28 mar, 2025
Foto destaque: Janja, primeira-dama do Brasil (reprodução/Instagram/Thiago Ribeiro)
Foto destaque: Janja, primeira-dama do Brasil (reprodução/Instagram/Thiago Ribeiro)
1° dama do Brasil em discurso no inicio do G20 no Rio de Janeiro no dia 14 de Novembro de 2024

Nesta quinta-feira (27), a primeira-dama do Brasil Rosângela da Silva, conhecida como Janja, participou da abertura como líder da delegação brasileira na Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), realizada na capital Paris. O evento se propõe a ser um espaço de diálogo e ação, onde os chefes e representante de estado se reúnem para discutir soluções concretas no combate à fome e à desnutrição que afligem a população mundial.

Cooperação internacional

Além de enfatizar a importância da união entre nações, Janja sublinhou o papel essencial da cooperação internacional na resposta à desnutrição. Ao divulgar a experiência brasileira com o Bolsa Família, que há mais de duas décadas é um modelo de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar.

“O Brasil continua a disseminar suas lições pelo mundo, mostrando ser possível transformar realidades”. Ela reafirmou

No final da manhã, a primeira-dama foi calorosamente recebida por Brigitte Macron para um almoço no majestoso Palácio do Eliseu. A tarde, um encontro repleto de simbolismo estava agendado, com a participação de Janja em uma recepção do presidente francês, Emmanuel Macron, destinada a autoridades internacionais.


Os presidentes Macron, Lula e a primeira dama Janja
Macron, Lula e Janja no encontro entre Brasil e França em Brasília (Foto: Reprodução/ Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil)

Vítima de críticas

Embora seu trabalho na Cúpula tenha sido um destaque, Janja também enfrentou críticas relacionadas ao custo das passagens para uma viagem anterior ao Japão, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em resposta às contestações, ela reafirmou que “nunca houve falta de transparência nas suas viagens e destacou a economia gerada em passagens e hospedagens.

Em meio a esse cenário, a Advocacia-Geral da União (AGU) está elaborando um parecer que visa estabelecer parâmetros claros sobre o papel da primeira-dama em compromissos nacionais e internacionais. Esta iniciativa busca esclarecer a amplitude e a atuação dos cônjuges de presidentes em eventos oficiais. Janja também já havia sido alvo de questionamentos por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) a respeito de sua viagem para a abertura dos Jogos Olímpicos, na França.

Janja se destaca na luta pela nutrição e combate à fome, ela também navega por um mar de desafios, mostrando que, em tempos de adversidade, é preciso coragem e determinação para fazer a diferença no cenário global e cite o Brasil como exemplo para o mundo.

Mais notícias