A corrida presidencial nos Estados Unidos deu-se início há algumas semanas atrás com a votação para definir quem representará cada um dos partidos na disputa oficial pela presidência do país norte-americano. Com o prévio vencimento de Donald Trump em Iowa para representar o partido republicano, agora a corrida se estende até o pitoresco estado de New Hampshire, onde ligações levantaram suspeitas das autoridades locais.
Falsos telefonemas
Nesta segunda-feira (22), as autoridades do estado de New Hampshire comunicaram o início de investigações para averiguar telefonemas falsos que imitam a voz do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. As testemunhas alegam receber ligações onde uma voz similar a do chefe de estado estimula os eleitores a não votarem nas prévias que acontecem nesta terça-feira (23) em New Hampshire.
Um comunicado por parte do gabinete de John Formella, procurador geral do estado, confirmou ter recebido algumas denúncias relacionadas às criminosas ligações que fazem uso da voz de Joe Biden. No domingo, a voz dizia que os votos dos eleitores “fariam diferença em novembro, não na terça”.
O comunicado ainda diz: “Embora a voz na chamada automática se pareça com a do presidente Biden, a mensagem parece ter sido produzida artificialmente, com base em informação preliminar”. Com isso, abre-se espaço para deduzir que o aparente objetivo seja tentar desmotivar o comparecimento dos simpatizantes de Joe Biden a votar nas primárias de New Hampshire.
Biden no cenário
Julia Chávez Rodrigues, atual diretora de equipe de campanha do Biden, se pronunciou a respeito das chamadas falsas, denunciando-as e afirmando que não aceita a divulgação de desinformação para “amordaçar o voto e minar deliberadamente eleições livres e justas”.
Por desacordo em relação ao calendário eleitoral democrata, Biden ficou sem seu nome nas cédulas de terça-feira, entretanto, seus eleitores ainda poderão indicá-lo para a representação do partido escrevendo seu nome no formulário indicado no momento do voto.
Em meio aos acontecimentos citados, Joe Biden ainda deve ser anunciado como candidato presidencial do Partido Democrata, mesmo disputando a posição com Dean Phillips e a escritora Marianne Williamson.