Justiça francesa decide sobre prisão de Pavel Durov

O fundador do Telegram, Pavel Durov, foi detido no último sábado pela polícia francesa, os investigadores acusam o empresário de ser cúmplice de pelo menos doze crimes

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Foto destaque: Pavel Durov, fundador do Telegram em um evento (Reprodução/Manuel Blondeuau/Corbis/Getty Images Embed)

Nesta quarta-feira (28/08), a justiça da França decidirá se Pavel Durov, dono do Telegram, será acusado e assim decretar sua prisão preventiva. O fundador do Telegram está sob a custódia da polícia desde sábado (24/08) e foi transferido hoje na parte da tarde para o Palácio da Justiça, tendo em vista a possível prisão preventiva.

O empresário de 39 anos, foi detido pela polícia francesa no aeroporto Le Bourget, localizado na região norte da França. Pavel Durov é acusado de não ter tomado nenhuma ação contra a disseminação de conteúdos classificados como criminosos. Vale ressaltar que o bilionário russo é dono do Telegram, a plataforma tem 900 milhões de usuários.


O fundador do Telegram, Pavel Durov, durante um evento (Foto: Reprodução/Nadine Rupp/Getty Images Embed)


Motivos para prisão de Pavel Durov

A investigação contra Pavel Durov foi iniciada em 8 de junho deste ano, o caso está sendo liderado pelo Centro de Combate ao Crime Digital (C3N) e o Escritório de Nacional Antifraude (Onaf).

O fundador do Telegram é acusado de ser cúmplice de 12 crimes, dentre eles estão a de tráfico de drogas, crime organizado, lavagem de dinheiro, fraude, promoção do terrorismo e abuso sexual infantil.

A principal motivação para a prisão de Pavel Durov seria a de que a sua empresa, Telegram, estaria se recusando a cooperar com as autoridades e combater este tipo de conteúdo no aplicativo.

Quem é Pavel Durov

Pavel Valeryevich Durov nasceu em 1984 em São Petersburgo, e atualmente reside em Dubai, local onde as redes do Telegram estão localizadas.

O bilionário russo de 39 anos, é conhecido por ser um dos pioneiros em tecnologia na Rússia. Isso por conta de Pavel Durov ter criado com 22 anos a maior rede social russa, VKontakte, e ter sido um dos fundadores do aplicativo de mensagens, Telegram.

Após a criação do VK e do Telegram, Pavel Durov virou uma pessoa influente na área da tecnologia, e sua fortuna pode chegar a US$ 15,5 bilhões (cerca de R$ 85 bilhões) segundo informações da revista Forbes.