Kamala Harris e Donald Trump, estão em disputa acirrada em quatro dos estados decisivos do país para a corrida presidencial americana, segundo pesquisas divulgadas pela emissora de TV americana Fox, feitas após Joe Biden desistir de disputar sua reeleição. As eleições iram acontecer no mês de novembro.
Ambos os candidatos têm os mesmos 49% nos estados de Michigan e Pensilvânia. Em Minnesota, Kamala tem 52% e Trump 46%. Em Wisconsin, Trump tem 50% e Kamala tem 49%.
No país, os estados decisivos são aqueles que não demonstram preferência clara por Republicanos ou Democratas durante o período eleitoral. Como o voto americano acontece de modo indireto, todos os delegados de um estado vão para um único candidato, colocando esses estados em posição de decisão do resultado do pleito.
Kamala em melhor posição que Biden
Em três desses estados, Kamala tem atualmente classificações numericamente mais altas do que Biden tinha em abril.
As pesquisas indicavam:
- Wisconsin (abril): Biden 48%, Trump 48%, em julho Kamala tem 49%;
- Michigan (abril): Biden 46%, Trump 49%, julho, Kamala tem 49%
- Pensilvânia (abril): Biden 48%, Trump 48%, julho Kamala tem 49%
Conforme a pesquisa, também foi mostrado que a maioria dos eleitores desses 4 estados eram a favor da desistência de Joe Biden da corrida presidencial e apenas dois terços querem que ele complete o seu mandato.
Biden desistiu de concorrer à reeleição pelo Partido Democrata no último dia 21 e já declarou apoio a sua vice, Kamala Harris
Principais desafios para o próximo presidente dos EUA
O próximo presidente americano ira encontrar muitos desafios em seu mandato, mas o principal deles está associado as questões econômicas do país, já que os Estados Unidos que atingiu o maior nível de inflação em 40 anos.
Outro tema importante que o futuro líder americano terá que lidar são as pautas sobre imigração e à política externa, tanto sobre o relacionamento com outros líderes mundiais quanto em relação às decisões tomadas sobre a guerra na Ucrânia e em Gaza.