Lula diz que pode concorrer à presidência em 2026
Lula cogita disputar a reeleição em 2026, condiciona candidatura à saúde e projeta um Brasil maior, com programas sociais e novas oportunidades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (16) que pode disputar novamente a Presidência da República, mas ressaltou que a decisão dependerá de sua saúde. A declaração foi feita durante o 16º Congresso do PCdoB, em Brasília, partido que integra a Federação Brasil da Esperança, junto com PT.
Lula explicou que, caso concorra outra vez, pretende defender um projeto mais amplo para o país. “Posso ser candidato novamente se estiver com saúde. Mas não quero disputar só para falar de programas sociais. Quero pensar em um Brasil maior, em que as pessoas acreditem no futuro”, declarou. Ele também comentou que a eleição de 2026 será marcada por uma disputa entre a esquerda e a extrema-direita.
Lula será o primeiro presidente com 80 anos
No próximo dia 27, o presidente completará 80 anos, tornando-se o primeiro chefe do Executivo brasileiro a exercer o cargo com essa idade. Em outras entrevistas, Lula já havia dito que só desistiria da candidatura se tivesse problemas de saúde ou se aparecesse alguém melhor preparado. Para ele, “80 anos é o auge da maturidade humana”.
Uma pesquisa da Genial/Quaest, divulgada no início de outubro, mostrou que Lula venceria todos os adversários em um possível segundo turno, caso a eleição acontecesse hoje.
Hoje realizamos a 1ª reunião do Conselho Nacional de Política Mineral. Esta reunião marca um importante passo para a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor mineral brasileiro. Neste conselho, vamos trabalhar ações… pic.twitter.com/gcXc6oXFOW
— Lula (@LulaOficial) October 16, 2025
Na úlitma quinta-feira (16) Lula realizou uma reunião com líderes do setor da mineração (Foto: Reprodução/X/@LulaOficial)
Lula nos preparativos para COP30
Enquanto isso, o governo se prepara para a Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém entre 10 e 21 de novembro de 2025. Para o evento, Lula escolheu uma hospedagem inusitada: ficará em um navio de guerra da Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”.
Técnicos já estão avaliando as condições da embarcação, que chegou a Belém em 25 de setembro. O plano é que o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, usem o navio a partir de 4 de novembro. A embarcação ficará atracada no comando da Marinha, o que deve facilitar a segurança e a logística durante a conferência.
