Lula critica Trump e acusa Bolsonaro de articular ingerência estrangeira
Em discurso nesta sexta-feira (11), durante um evento em Linhares–ES, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as recentes falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusou o governo brasileiro de promover uma “caça às bruxas” por meio do Judiciário. As declarações de Trump, que defendeu o aliado Jair Bolsonaro, foram recebidas […]
Em discurso nesta sexta-feira (11), durante um evento em Linhares–ES, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as recentes falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusou o governo brasileiro de promover uma “caça às bruxas” por meio do Judiciário. As declarações de Trump, que defendeu o aliado Jair Bolsonaro, foram recebidas com forte crítica por Lula, que classificou o episódio como uma tentativa de interferência estrangeira na soberania do país.
O evento, que reuniu ministros e apoiadores do governo federal, também teve como pauta principal a apresentação de um novo acordo de indenização para as vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015. Ainda assim, foi o cenário político internacional que dominou o tom do discurso do presidente.
Críticas diretas a Trump e Bolsonaro
Lula afirmou que as ameaças de taxação feitas por Trump têm como objetivo pressionar o governo brasileiro a anistiar envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida em janeiro de 2022. Ele acusou Jair Bolsonaro de enviar o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), aos Estados Unidos para solicitar apoio direto a Trump em defesa do ex-presidente.
“Aquela coisa covarde, que preparou um golpe nesse país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado… E ele mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça: ‘Ah, se não liberarem o Bolsonaro, eu vou taxar vocês’”, declarou Lula. Em tom crítico, acrescentou: “É preciso essa gente criar vergonha na cara”.
Segundo Lula, a carta enviada por Trump ao governo brasileiro contém alegações incorretas, como o suposto déficit comercial dos EUA com o Brasil, contrariando dados oficiais que apontam o contrário.
Soberania e Estado de Direito
Em entrevista ao Jornal Nacional, Lula reforçou que “não pode admitir a ingerência de um país na soberania de outro”. Ele destacou ainda que a tentativa de influenciar o sistema judiciário brasileiro por meio de ameaças econômicas representa uma grave afronta ao Estado de Direito.
Presidente Lula critica Trump em entrevista (Vídeo: reprodução/X/@LulaOficial)
A crise diplomática, ainda em seus primeiros desdobramentos, reacende o debate sobre os limites da atuação internacional na política interna de outros países. Lula, ao criticar Trump e Bolsonaro, se posiciona em defesa da autonomia das instituições brasileiras e do processo legal que envolve os acusados pela tentativa de golpe.
