Lula tem reunião com Alckmin para ajustar plano de contingência contra tarifaço
Nesta segunda-feira (11) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro deve servir para ajustar os pontos finais do plano de contingência destinado a reduzir os efeitos das tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos […]
Nesta segunda-feira (11) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro deve servir para ajustar os pontos finais do plano de contingência destinado a reduzir os efeitos das tarifas de 50% aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos do Brasil.
A expectativa é que as ações sejam divulgadas ainda nesta segunda-feira. Antes, a estimativa era de que o anúncio acontecesse até na terça-feira.
Encontro de hoje
Entre as medidas estudadas estão a oferta de linhas de crédito para empresas afetadas pelas sanções dos Estados Unidos, destinadas a financiar investimentos e capital de giro. A prorrogação por até dois meses do prazo para pagamento de tributos e contribuições federais, iniciativa semelhante a do Planalto durante a pandemia, além da realização de compras públicas de produtos perecíveis. O problema é especialmente sobre estoques de alimentos como peixes, frutas e mel, que estão parados desde o anúncio feito pelo presidente americano, Donald Trump.
O encontro no Palácio do Planalto está previsto para às 17h. Integrantes do governo informaram que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros ministros também devem participar.
Segundo Geraldo Alckmin, alguns setores geram maior preocupação, como o de café, carne e, principalmente, o de máquinas, incluindo motores e equipamentos. Ele destacou que enquanto produtos considerados commodities podem ser direcionados com mais facilidade para outros mercados, a indústria possui características mais específicas, o que torna esse redirecionamento mais difícil.
Cancelamento de compromissos
No fim de semana, Alckmin cumpriu compromissos em São Paulo, mas decidiu cancelar a agenda que teria nesta segunda-feira na capital paulista e antecipou o retorno a Brasília.
Pela manhã, ele estava previsto para participar do 24º Congresso Brasileiro do Agronegócio. Já à tarde, compareceria ao lançamento do Programa de Qualificação para Exportação, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações.
