Netanyahu recomenda Trump para receber o prêmio Nobel da Paz

Nesta segunda-feira (7), Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou, em um encontro com Donald Trump, na Casa Branca, ter enviado uma recomendação aos organizadores do prêmio Nobel da Paz, indicando o presidente dos EUA ao troféu. Ele diz ter indicado o americano por suas tentativas em resolver os conflitos mundiais que estão ocorrendo atualmente, como […]

08 jul, 2025
Foto destaque: Benjamin Netanyahu em reunião na Casa Branca (Reprodução/ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP/Getty Images Embed)
Foto destaque: Benjamin Netanyahu em reunião na Casa Branca (Reprodução/ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP/Getty Images Embed)
Benjamin Netanyahu em reunião na Casa Branca, nos EUA

Nesta segunda-feira (7), Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou, em um encontro com Donald Trump, na Casa Branca, ter enviado uma recomendação aos organizadores do prêmio Nobel da Paz, indicando o presidente dos EUA ao troféu. Ele diz ter indicado o americano por suas tentativas em resolver os conflitos mundiais que estão ocorrendo atualmente, como Israel e Palestina, e também Rússia e Ucrânia.

Nessa reunião eles ainda discutiram sobre uma tentativa de cessar-fogo na região da Faixa de Gaza, que, de acordo com fontes do governo israelense, está sendo vista de maneira positiva, por todas as partes envolvidas do conflito.

A indicação ao Prêmio Nobel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, esteve em uma reunião na Casa Branca, junto com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir temas da geopolítica do mundo atual, principalmente os assuntos ligados às tensões envolvendo os países em guerra, como Israel e Palestina, Rússia e Ucrânia e o Irã, que também travou conflito com Israel.

Um dos tópicos que Netanyahu abordou, porém, tem haver com Trump e seus esforços em tentar mediar e resolver os conflitos mundiais. O primeiro-ministro emtregou uma carta ao presidente dos EUA e disse tê-lo indicado ao prêmio Nobel da Paz. Ele afirma que também enviou esta carta à organização da premiação.


Benjamin Netanyahu entregando a carta de recomendação ao prêmio Nobel da Paz, para Donald Trump (Foto: reprodução/ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP/Getty Images Embed)


O prêmio Nobel da Paz é entregue a figuras relevantes do nosso mundo, que realizam projetos que tem como objetivo o avanço da nossa população e do mundo, como um todo, além de, como diz o nome, promover a paz mundial. Ainda não há informações se os organizadores da premiação receberam a carta de recomendação.

Um novo cessar-fogo

Ainda na reunião na Casa Branca, Donald Trump e Benjamin Netanyahu discutiram sobre os conflitos da Faixa de Gaza. Os dois líderes buscam países que possam receber os palestinos que habitam a região, para protegê-los do conflito e minimizar as fatalidades. Trump afirmou que já tem boas respostas e ótima cooperação por parte de países do Oriente Médio.

Na semana passada, o presidente dos EUA afirmou que Israel aceitou uma proposta de cessar-fogo que tinha como ações uma trégua no território de Gaza, a troca entre os reféns de ambos os lados e também a retirada parcial das forças armadas israelenses da região. Alguns dias depois, o Hamas, organização terrorista da Palestina, afirmou ter aceitado esse acordo.

Mais notícias