Nikolas Ferreira se declara abertamente contra PL da Adultização
No decorrer da noite desta última terça-feira (19), o deputado (PL) Nikolas Ferreira se declarou contra a emenda que oferece regulamentar as redes sociais para as crianças e adolescentes. Segundo as palavras do próprio parlamentar, essa medida seria uma desculpa do PT, Partido dos Trabalhadores, para monitorar as ações dos cidadãos nas redes sociais. Assim, […]
No decorrer da noite desta última terça-feira (19), o deputado (PL) Nikolas Ferreira se declarou contra a emenda que oferece regulamentar as redes sociais para as crianças e adolescentes. Segundo as palavras do próprio parlamentar, essa medida seria uma desculpa do PT, Partido dos Trabalhadores, para monitorar as ações dos cidadãos nas redes sociais. Assim, Nikolas afirma que essa medida do partido opositor não visa a proteção dos menores de idade, mas sim, surfar na onda do assunto que virou pauta após um vídeo do influenciador Felipe Bressanim, popularmente conhecido como Felca, criticando a adultização dos jovens na internet.
Desse modo, o deputado postou uma sequência de stories em sua conta oficial do Instagram. No conteúdo publicado, ele deixou claro que votaria contra o projeto de lei 2628/2022, de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). A medida em questão, visa regulamentar plataformas de mídias digitais para menores de idade.
Nikolas Ferreira revelou ter conversado com Jadyel Alencar
Sendo assim, nesta última terça foi aprovada a urgência para a votação da emenda sem o uso de uma análise de mérito. Nesse ritmo, Nikolas Ferreira afirmou que o PT tem vários mecanismos que podem resultar em censura e que durante a votação de urgência se sentiu em uma audiência “tratadora”, ordenada de maneira “deselegante” pelo atual presidente da Câmara, Hugo Motta. Além disso, o deputado declarou para os seguidores que ainda conversou com o relator do projeto, Jadyel Alencar (Republicanos PI).
Câmara de deputados divulga reunião parlamentar no dia 20 de agosto para eleger iniciativas para o combate da adultização de menores (Foto: reprodução/Instagram/@camaradeputados)
Segundo o jornal O Globo, Nikolas revelou que durante a tarde esteve conversando com o deputado Alencar. O foco do bate-paro era para que Jadyel conseguisse moldar o texto de um modo que o deixasse bom. De acordo com o parlamentar, sua intenção era tratar o problema de forma preventiva com o devido cuidado aos jovens na internet. Ainda nas palavras do deputado, ele afirmou que o debate que deveria ter acontecido não ocorreu.
Nikolas Ferreira prevê futuras restrições no Brasil
Em seguida, a figura política sustentou o discurso de que o PT pretende se aproveitar do projeto para “censurar pessoas nas redes sociais”. De acordo com o próprio Nikolas, quem está no poder atualmente, não se encontra preocupado com crianças e adolescentes. Para ele, o partido opositor pretende utilizar uma pauta considerada legítima e séria para gerar uma restrição no Brasil.
O Globo ainda ressaltou, que o requerimento de urgência para a eleição do PL 2628/2022 estava na pauta do plenário da Câmara desde o início deste mês. No entanto, não foi votada por conta da rejeição significativa do partido bolsonarista. Ainda assim, é notório reconhecer que a emenda protagonizou destaque nacional após a repercussão do vídeo do influenciador digital. O conteúdo de Felca, levantou debates sobre a exposição precoce e desenfreada de menores de idade nas redes sociais. Além disso, suas denúncias evidenciaram o grande e problemático consumo desenfreado de adultos por materiais com adultização explícita.
