O Instituto de Virologia de Wuhan, em parceria com o Laboratório de Guangzhou, publicou um artigo na revista Nature, que informou sobre a possibilidade de um novo coronavírus. O vírus foi encontrado em morcegos de Hong Kong, cidade chinesa, a pesquisa revela que este microrganismo tem a mesma capacidade de infectar seres humanos encontrada no vírus SarsCov-2, o causador da covid-19.
Como é este novo vírus
O grupo de pesquisa liderado pelo virologista Shi Zhengli já possui experiência com o coronavírus, pois atuou diretamente na pesquisa durante a pandemia de Covid-19, eles encontraram esta nova forma e a nomearam de HKU5-Cov-2, este utiliza o receptor ACE-2 do corpo humano para infectar o organismo.
Para esclarecer os riscos desta nova descoberta o infectologista responsável pela Sociedade Brasileira de Infectologia e o chefe do Departamento de Infectologia da Unesp, Alexandre Naime, declarou que este achado é apenas ao nível de vigilância e não há riscos iminentes de uma nova epidemia ou pandemia como a que se iniciou em 2020. Ele explicou que morcegos são abrigos para diversos vírus e doenças que podem infectar seres humanos, mas essas transmissões precisam de condições específicas para ocorrerem.
Quando ocorreu a descoberta
A observação e pesquisa são de extrema importância para identificar possíveis ameaças e investigar as possibilidades. O artigo foi publicado nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro e os cientistas informam que a descoberta ocorreu recentemente, para investigar casos como esse o especialista utilizam uma técnica chamada Crio-EM, onde com um microscópio específico eles analisam as possibilidades e posteriormente como ocorre a contaminação de vírus em humanos. No caso deste vírus, assim como o já conhecido por causar a covid-19, é utilizado a proteína que fica ao redor da célula, a ACE-2 e ali ela recebe o vírus em uma tentativa de reconhecê-lo e neste momento a pessoa é infectada.
Segundo as pesquisas os riscos não são exagerados, mas é necessário continuar observando.