O Papa Francisco apresenta um quadro de bronquite e foi internado na Policlínica Gemelli, em Roma, nesta sexta-feira (14).
De acordo com um comunicado da sala de imprensa do Vaticano, o pontífice de 88 anos anos foi internado para “alguns exames diagnósticos necessários” e “tratamento da bronquite que sofre há dias”.
Histórico de dificuldades
Há dias, Francisco tem falado publicamente sobre os problemas de saúde que têm, inclusive, o impedido de ler as catequeses, homilias e discursos preparados. Mesmo assim, a esta manhã persistiu com uma vasta gama de compromissos realizados na Casa de Santa Marta.
Papa Francisco sentado em cadeira de rodas (Foto: reprodução/Alessandra Benedetti/Getty Images Embed)
O Papa já havia sido internado outras 3 vezes no hospital romano. Em junho de 2021 ele realizou uma cirurgia devido a uma “estenose diverticular sintomática do cólon”. Já em 2023, ele visitou a policlínica duas vezes, sendo uma em março para exames médicos e outra para uma cirurgia de “laparotomia e reconstrução da parede abdominal” realizada em junho.
Bronquite de Francisco
O quadro da doença se iniciou em fevereiro e tem complicado a capacidade de discurso do pontífice. Nos últimos dias, o Papa precisou pedir para que um assessor realizasse a leitura do sermão em três ocasiões.
Deixem-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não consigo com a minha bronquite. Espero que na próxima vez eu possa
Foi o que disse Francisco, durante uma celebração nesta quarta-feira (12).
Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco tem bronquite. Em 2023, um outro quadro da doença atrapalhou os compromissos, de modo que ele teve de desistir de participar da COP28 de Dubai.
No mais, o Vaticano afirma que a agenda do líder da igreja católica tem se mantido muito cheia, mesmo com as complicações de saúde. Não é raro que Francisco tenha que enfrentar 10 compromissos distintos em uma única manhã.