Autoridades francesas informaram que trens de alta velocidade de Paris sofreram um ataque horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos e os serviços foram paralisados. Apesar do ocorrido, a cerimônia ocorreu conforme o previsto.
Durante a madrugada desta sexta-feira (26), cabos de fibra óptica da rede ferroviária de Paris foram roubados e incendiados. Isso gerou atrasos e cancelamentos nas viagens que afetaram mais de 800 mil pessoas.
Estações que conectam Paris às cidades de Lille, Bordeaux e Estrasburgo foram os principais alvos, mas, de acordo com o jornal francês “Le Monde”, também houve uma tentativa frustrada em estações que ligam a Cidade Luz a Lyon e Marseille.
A empresa SNCF, que controla as operações dos trens de alta velocidade, informou que o serviço foi retomado aos poucos após a equipe técnica realizar ajustes emergenciais. Apesar disso, apenas na segunda-feira (29) a situação estará totalmente normalizada.
Patrice Vergriete, ministro dos Transportes do país, usou seu perfil no X (antigo Twitter) para expressar sua indignação e dizer que está atuando para que as operações sejam normalizadas.
👏 Je salue l’engagement de toutes les équipes @GroupeSNCF pour rétablir au plus vite une circulation normale des trains suite aux actes de sabotage de cette nuit.
— Patrice Vergriete (@P_Vergriete) July 26, 2024
➡️ Les améliorations seront notables dès demain et se poursuivront tout au long du week-end.
➡️ Les moyens de…
Ministro se pronuncia sobre ataques (Reprodução/X/@P_Vergriete)
Logo após os ataques, o chefe da polícia de Paris informou o envio de reforços às estações para garantir a segurança de todos.
Transtorno causado
Diversas linhas tiveram o funcionamento afetado, longas filas se formaram e muitas pessoas enfrentaram dificuldade durante a chegada e a saída de Paris por conta dos atrasos que chegaram a durar cerca de duas horas.
A situação foi agravada pelo aumento no número de turistas e espectadores dos Jogos Olímpicos de 2024.
Prisão de suspeitos
Nesta sexta-feira (26) o Ministério Público da Bélgica informou que prendeu sete suspeitos de estarem envolvidos em ataques terroristas, mas não deixou claro se eles têm relação com o que houve nos trens da capital francesa.
Todos os acusados são russos e quatro deles foram liberados após serem interrogados. Segundo a promotoria belga, os outros três seguem sob custódia.
Mesmo com todo o transtorno causado, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 teve início às 19h30 no horário local sem nenhum tipo de alteração.