Período seco no estado de São Paulo marca risco de incêndio

Causado pelo outono, estação deixa mais seco a região do Sudeste e Centro-Oeste

26 mar, 2025
Foto destaque: Queimada na cidade de Ribeirão Preto - SP (reprodução/Thiago Callil/Getty Images Embed)
Foto destaque: Queimada na cidade de Ribeirão Preto - SP (reprodução/Thiago Callil/Getty Images Embed)
Queimada em SP

O outono teve início nesta quinta-feira (20), às 06h01, trazendo temperaturas mais amenas e redução das chuvas no estado de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a expectativa é de 202 mm de chuva ao longo da estação, que se estende até 20 de junho. Com a gradativa diminuição das precipitações e a chegada do tempo seco, o risco de incêndios aumenta, sobretudo em áreas de vegetação.

“Os modelos numéricos indicam que não teremos a interferência dos fenômenos El Niño e La Niña, o que caracteriza um outono de neutralidade climática. São esperadas chuvas ligeiramente abaixo da média e temperaturas ainda acima do esperado. No entanto, não há previsão de ondas de calor intensas e prolongadas como as observadas em 2024”
Meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.

Histórico de chuvas e temperaturas no outono

O CGE mantém registros climáticos continuadamente desde 1995 e os outonos mais chuvosos foram os de 2012 (406,8 mm) e 2017 (357,1 mm). Já os períodos mais secos ocorreram em 2000 (50,2 mm) e 2020 (68,5 mm).

As temperaturas médias previstas para os próximos meses são:

  • Abril: mínima de 17,3°C e máxima de 26,3°C;
  • Maio: mínima de 14,6°C e máxima de 23,7°C;
  • Junho: mínima de 13,4°C e máxima de 23°C.

Além disso, o outono representa a passagem do clima quente e chuvoso do verão para o frio e seco do inverno. Nessa estação, surgem os primeiros nevoeiros e geadas, enquanto as massas de ar polar começam a atuar, impactando as temperaturas e causando variações térmicas significativas ao longo do dia.

Operação São Paulo Sem Fogo reforça combate a incêndios

Com a chegada da estação seca, o risco de incêndios florestais cresce significativamente. Para enfrentá-lo, o Governo do Estado mantém em funcionamento a Operação São Paulo Sem Fogo, que reúne órgãos como a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a CETESB e a Fundação Florestal, além das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.


Campanha Insitucional da Operação São Paulo Sem Fogo (Vídeo: reprodução/Youtube/Governo do Estado de São Paulo)

Em 2024, o avanço das mudanças climáticas intensificou os incêndios florestais, levando o governo estadual a decretar situação de emergência em 45 municípios paulistas. Entre os dias 4 e 24 de agosto, o número de focos aumentou significativamente, exigindo a criação de um gabinete de crise para agilizar a resposta à população e reforçar o combate ao fogo.

Para os próximos dias, a previsão aponta temperaturas elevadas e pouca chuva. Na quinta-feira (27), os termômetros devem variar entre 18°C e 28°C, sem indicativo de precipitação. Já na sexta-feira (28), a mínima será de 18°C e a máxima de 29°C, com possibilidade de pancadas isoladas no fim da tarde devido à entrada da brisa marítima.

Mais notícias