Mostragem feita pela CNN mostra cenário muito equilibrado em Estados que irão decidir o próximo presidente dos Estados Unidos.
Faltando pouco menos de dois meses da eleição mais esperada pelo mundo em 2024, a disputa continua acirrada. Mesmo com diversos fatos ocorridos nas últimas semanas, tanto no partido democrata com a troca do atual presidente Joe Biden pela vice-presidente Kamala Harris, e o atentando criminoso a vida de Trump, no mês de julho.
Numericamente empatados
Dentre os cinquenta Estados Americanos, mais de quarenta já estão definidos, porém os chamados “Estados-pendulos” ainda tem vários eleitores indefinidos, e são esses eleitores que irão decidir essa eleição.
Segundo levantamento da CNN, Kamala lidera com uma margem pequena entre os eleitores em Wisconsin e Michigan, enquanto Trump tem vantagem no Arizona. Já na Geórgia, Nevada e Pensilvânia eles estão tecnicamente empatados.
Os votantes no estado do Wisconsin optam em Harris com 50% contra 44% para Trump, já no Michigan, Harris tem 48% contra 43% de Trump. No Arizona, Trump lidera com 49% contra 44% de Harris. Na Geórgia e Nevada, 48% apoiam Harris contra 47% para Trump, e na Pensilvânia, os políticos estão igualmente com 47%.
Em todos esses estados, uma média de 15% diz ainda estar indefinida em quem vai votar no próximo mês de novembro. Então é nessa margem que os candidatos devem investir nas próximas semanas em busca da Casa Branca.
Campanha de voto para as eleições de 2024 (Foto: reprodução/E+I e da-kuk/Getty Images Embed)
Vantagens X Desvantagens
A pesquisa mostra que para os eleitores, o ex presidente leva melhor em temas como imigração e economia e tem melhor capacidade para lidar com esses assuntos. E que a atual vice presidente leva melhor em temas de direitos humanos, como aborto. Além de ser considerada uma pessoa menos extremista que seu adversário.
Muitos blocos de eleitores são almejados por ambos os concorrentes a ser o próximo presidente americano, como os latinos, negros e jovens que moram no centro oeste americano. E os descendentes Árabes e Palestinos que moram nesses lugares que andam indecisos principalmente para saber como eles irão lidar com a guerra em Israel.
A eleição americana acontecerá no próximo dia 5 de novembro.