Nesta terça-feira (29), o presidente da Voepass, José Luís Felício Filho, depôs na Câmara dos Deputados sobre o acidente que ocorreu em agosto deste ano, deixando 62 mortos. Segundo o presidente, a aeronave passou por manutenção na noite anterior ao acidente e estava plenamente funcional.
Depoimento do presidente da Voepass
O ATR-72, modelo do avião que caiu em Vinhedo, fazia o trajeto de Cascavel (PR) até Guarulhos (SP). Os especialistas no mercado aéreo consideram este modelo confiável, segura e tecnológico. Além do presidente da Voepass, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), confirmou que a aeronave do acidente estava com a manutenção em dia.
No depoimento, Felício negou a fala de um ex-comandante da Voepass que, em entrevista para a TV Globo, disse que precisou usar um palito para acionar o sistema de degelo de uma aeronave do mesmo modelo.
Além disso, Felício Filho afirmou que o avião tinha combustível suficiente para, se necessário, gastar mais combustível a fim de diminuir a altitude e evitar o gelo na aeronave, porém não comentou se o acidente poderia ter sido evitado voando mais baixo. O presidente afirmou também que todos os pilotos foram treinados para administrar situações adversas.
Hipóteses do Cenipa
Desde o início das investigações feitas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a principal hipótese que poderia ter causado o acidente é o acúmulo de gelo em algumas partes do avião. Após a abertura da caixa-preta do avião, foi divulgado um registro do comandante dizendo que ainda na subida, o sistema de degelo do avião apresentava falha.
O sistema pode ter sido ligado e desligado várias vezes, mas isso tudo o Cenipa vai poder nos trazer, de uma forma precisa, qual foi a intensidade do gelo, o funcionamento do sistema, o alerta da tripulação” – afirmou o presidente.
O hangar de manutenção da Voepass deve receber, no dia 28 de novembro, uma vistoria da Comissão da Câmara dos Deputados. A visita tem o objetivo de verificar as condições de manutenção das aeronaves, a fim de melhorar a segurança da aviação.