Fortes tempestades com neve causaram o cancelamento de voos na Europa e também são esperadas nos Estados Unidos até o fim desta segunda-feira (6). O Centro de Previsões Climáticas dos Estados Unidos. As nevascas podem afetar as regiões do centro-oeste do país, como os Estados de Mississípi e Ohio. A previsão é de que as nevascas sejam as maiores em uma década.
Riscos
A neve pode chegar a ultrapassar os 38 centímetros, o que pode tornar a condução de veículos extremamente perigosa com estradas intransitáveis. Com ventos acima dos 60 km/h, as tempestades já são consideradas “furacão de inverno”.
Atualmente são 30 estados americanos em alerta. Os riscos esperados são danos em fiações, neve em estradas e queda de árvores. É indicado que as pessoas evitem sair de suas casas durante a tempestade.
Europa
Os registros de nevascas na Europa começaram neste último domingo (5), conforme o Met Office, serviço meteorológico do Reino Unido. Foram registradas tempestades na Inglaterra, País de Gales, Irlanda e Escócia. Alemanha teve registros de neve e gelo negro, uma camada transparente de gelo que pode se formar em cima do asfalto, causando a derrapagem de veículo.
Além dos alertas, diversos voos previstos para o fim de semana foram cancelados. Alguns aeroportos, como o de Newcastle no Reino Unido, foram fechados.
O funcionamento dos aeroportos também foi afetado na Alemanha. Cidades como Frankfurt e Stuttgart também tiveram interrupções e cancelamentos de voos. O mesmo pode ser aplicado a ferrovias, que tiveram interrupções e atrasos devido à nevasca.
Alerta para os próximos dias
Até o momento são pelo menos 60 milhões de pessoas em alerta nos Estados Unidos. Nos Estados do Kansas e New Jersey foram registradas temperaturas congelantes. Foram registrados 6,2 mil voos atrasados e 1,5 mil cancelados. As autoridades americanas emitiram alerta para todos os cidadãos possivelmente impactados.