Príncipe William deve substituir o rei Charles III em compromisso do Dia D na Normandia, nordeste da França. A comemoração acontecerá no dia (06) de junho. O sucessor do trono assumirá a responsabilidade real devido ao estado de saúde do pai, que está em fase de tratamento de um câncer.
Segundo informações divulgadas pela revista People, nesta quarta-feira (29), a reunião contará com 25 líderes mundiais e ocorrerá na praia de Omaha, Saint Laurent sur Mer. William representará o rei Charles III como figura sênior do Reino Unido.
Assim como o rei Charles III, Kate Middleton, esposa do príncipe William, também foi diagnosticada com câncer e se mantém afastada de suas funções públicas. Em razão disso, o sucessor do trono britânico deve comparecer sozinho ao compromisso real.
Estado de saúde do Rei
Em fevereiro deste ano (2024), o Palácio de Buckingham divulgou o diagnóstico de câncer do rei Charles III, que havia sido internado em consequência de uma cirurgia na próstata. A notícia veio por meio do Instagram oficial da família real.
“Durante recente procedimento hospitalar do rei para aumento benigno da próstata, uma condição separada preocupante foi observada. Testes diagnósticos subsequentes identificaram uma forma de câncer.” declarou a conta oficial da família real em 05 de fevereiro deste ano (2024).
Na mesma nota, o Palácio de Buckingham ainda informou o início de tratamentos regulares e comunicou que o rei continuaria tratando de questões do Estado, bem como da papelada oficial de costume.
Detalhes sobre o Dia D
O dia 06 de junho de 1944 teve um marco histórico devido à Operação Overlord, data em que a França começou a se libertar dos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.
A operação de guerra é lembrada como a maior da história, uma vez que, teve a união de muitas forças militares da época, envolvendo cerca de 150 mil homens. Naquele dia 06, soldados americanos, britânicos e canadenses desembarcaram na praia de Normandia e conquistaram algumas praias localizadas próximas à cidade de Caen. Essas conquistas foram de vital importância para derrotar os Nazistas.