Prouni 2024: após adiamento de resultados, sistema libera um novo calendário

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
3 min de leitura
Foto Destaque: prouni 2024: após adiamento de resultados, sistema libera um novo calendário (Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/exame.com)

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) divulgou mais uma vez nesta quinta-feira (29) as novas datas de liberação dos resultados da segunda-chamada para a disponibilização de bolsas universitárias de 2024.

Vale ressaltar que a divulgação desta lista sofreu alterações duas vezes apenas na última semana e agora está como data vigente para ser compartilhada na sexta-feira (1°). O Ministério da Educação (MEC) não expos os possíveis motivos para o atraso, mas assegurou que, em breve, os alunos conseguirão ter acesso a seus resultados.

“As equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) e da Secretaria de Educação Superior (Sesu) estão trabalhando para divulgar os resultados da segunda chamada do Prouni o mais rápido possível.” escreveu a pasta. Para além da segunda-chamada, outras datas referentes a prazos de inscrição também foram modificadas.

O que é o Prouni e quem pode participar


estudantes indo fazer enem
Registro de estudantes a caminho das instituições para realizar o enem 2023 (Reprodução/Carlos Abelha/G1)

Com mais de 716.759 cadastros registrados apenas este ano, o sistema do Prouni oferece mais de 400 mil bolsas para estudantes – nas modalidades integrais e parciais – em inúmeras instituições universitárias privadas ao redor do Brasil.

O programa é válido para cursos de graduação e sequenciais de formação específica e neste ano, de acordo com dados do próprio MEC, o número de bolsas para os cursos de Direito e Medicina tiveram um aumento relevante.

A bolsa Prouni é válida por toda a graduação. No entanto, o estudante tem que passar por uma avaliação documental a cada semestre de acordo com os requisitos necessários a fim de permanecer no programa. Entre os critérios para integrar o Prouni estão:

  • Ser estudante de escola pública ou bolsista integral em instituições particulares
  • Ter feito a prova do Enem correspondente ao ano anterior (no caso, 2023)
  • Ser professor de escola pública
  • Pessoas com deficiência

Em relação aos tópicos socioeconômicos, o candidato que deseja uma bolsa integral, deve apresentar uma renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio. Já aqueles que se inscreverem para as bolsas de nível parcial, devem comprovar uma renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Confira o calendário dos resultados do Prouni 2024

  • Resultado 2ª: 1/3*
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 1/3 a 12/3
  • Inscrição da lista de espera: 18 e 19/3
  • Resultado da lista de espera: 22/3

Para quem quer acessar seu cadastro no Prouni 2024, basta entrar na ramificação do programa que existe no site do governo (gov.com). Após a realização deste passo, será possível conferir se o estudante foi ou não selecionado para a chamada regular. Para além disso, ele também tem o direito de entrar em uma lista de chamada da universidade de seu interesse.  

Deixe um comentário

Deixe um comentário