Reciprocidade Tarifária de Trump atinge grandes potências e ilhas remotas

O presidente americano Donald Trump apresentou, na quarta-feira (2), maiores detalhes sobre a “reciprocidade tarifária” que os EUA aplicarão aos países parceiros comerciais. A taxação está prevista para entrar em vigor no próximo sábado (5), e vale tanto para potências econômicas, quanto para países em desenvolvimento e territórios remotos.  Em coletiva de imprensa, durante o […]

03 abr, 2025
Foto Destaque: Presidente Donald Trump em discurso sobre reciprocidade tarifária (Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)
Foto Destaque: Presidente Donald Trump em discurso sobre reciprocidade tarifária (Reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)
Reciprocidade Tarifária de Trump atinge grandes potências e ilhas remotas

O presidente americano Donald Trump apresentou, na quarta-feira (2), maiores detalhes sobre a “reciprocidade tarifária” que os EUA aplicarão aos países parceiros comerciais. A taxação está prevista para entrar em vigor no próximo sábado (5), e vale tanto para potências econômicas, quanto para países em desenvolvimento e territórios remotos. 

Em coletiva de imprensa, durante o discurso, Trump apresentou uma tabela detalhada com com nomes de vários países, porcentagem cobrada por cada um deles sobre os produtos americanos e a “reciprocidade tarifária” que será aplicada pelos EUA.

O que chamou atenção, inclusive dos jornalistas presentes, foi a cobrança tarifária a países em situação econômica precária e a regiões isoladas do globo terrestre. Entre elas as Ilhas Heard e McDonald.


Reciprocidade Tarifária de Trump atinge grandes potências e ilhas remotas
Tabela tarifária –  Ilhas Heard e McDonald (Reprodução/Instagram/@potus)

As ilhas Heard e McDonald, um dos territórios mais remotos do planeta,  são um arquipélago localizado no Oceano Ártico. Habitados por pinguins e focas, ficam entre a ilha de Madagascar, no sudeste do continente Africano e a Antártida. 

Explicação da Casa Branca

Ao ser questionada pelos jornalistas, referente à taxa aplicada às ilhas Heard e McDonald, a assessoria da Casa Branca informou que o território insular pertence à Austrália, parceiro comercial dos EUA e que a taxação seguia a mesma porcentagem aplicada ao país da Oceania: 10% sobre os produtos exportados aos americanos. 

As ilhas pertencem à Austrália desde a década de 1940, anteriormente faziam parte do Reino Unido. Em 2002, foram declaradas reservas marinhas e não possuem portos ou atracadouros.

Libertação dos EUA

Ainda em seu discurso, o presidente Donald Trump justificou a medida chamada por ele de “reciprocidade tarifária”. Para Trump a data de ontem, 02 de abril (2025) ficará marcada como o dia em que “a indústria americana renasceu” e se “tornará rica novamente”.


Donald Trump em discurso sobre reciprocidade tarifária (Reprodução/Instagram/@whitehouse)


Em um discurso de quase uma hora, acompanhado por jornalistas, críticos e apoiadores, nos jardins da Casa Branca, o presidente americano apresentou ao mundo uma de suas propostas de campanha, que, ao que tudo indica, será colocada em prática nos próximos dias.

Mais notícias