Revisão cadastral do Bolsa Família impactará 7 milhões de famílias

Ana Luiza Alvarenga Por Ana Luiza Alvarenga
2 min de leitura
Foto destaque: programa Bolsa Família (reprodução/ consulta pública)

Nesta segunda-feira (05), em uma entrevista à Globo News, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social informou que estão previstas revisões dos dados de 7 milhões de famílias que fazem parte do programa Bolsa Família.

A necessidade de revisão se deve a alguns motivos fundamentais, tais como a falta de atualização dos dados, que permanecem inalterados desde os anos de 2019, 2020 e 2021. Além disso, foram encontradas inconsistências na renda declarada e na composição familiar, bem como na informação de renda declarada ao Cadastro Único (CadÚnico), segundo as regras do programa.

Sobre o programa

O Bolsa Família, implementado pelo Governo Lula, é o maior programa de assistência a famílias de baixa renda do Brasil, obtendo reconhecimento internacional por retirar inúmeras famílias da fome. Juntamente com as políticas públicas, busca fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos, como educação, assistência social e saúde. Assim como, garantir uma renda básica para aquelas que se encontram em situação de pobreza, além de fornecer ações como esporte, ciência, trabalho, entre outras ações complementares.

Têm direito ao benefício as famílias cuja renda per capita familiar seja no máximo de R$ 218 e que estejam inscritas no CadÚnico com os dados atualizados, segundo o calendário do governo.


Programa Bolsa Família (Foto: reprodução/FDR)

Exclusão de 1,7 milhões de famílias unipessoais

No ano passado, a revisão cadastral teve como resultado a exclusão de 1,7 milhões de pessoas que recebiam o benefício como família unipessoal de forma irregular, ou seja, não atendiam corretamente aos critérios exigidos, como não ter mais de um morador na residência. Após a revisão, o número de pessoas que recebem este benefício caiu de 5,88 milhões para 4,15 milhões.

O governo busca uma aprimoração do Bolsa Família para que as famílias vulneráveis, tenham acesso ao benefício, desta forma, atendendo, verdadeiramente, as necessidades da população.

Deixe um comentário

Deixe um comentário