Nesta segunda-feira(17), a cidade Rio de Janeiro teve o dia mais quente do verão, chegando a 41,3 graus, conforme o registrado da estação do Imnet, localizada na Marambaia, tendo tido uma sensação térmica de 42°, por volta de meio-dia. Já o alerta Rio, divulgou que o sistema da prefeitura deu uma máxima de 44° na capital Fluminense, tendo sido a mais alta desde 2014, ainda tiveram mais cinco cidades em que o calor foi extremo, subindo próximo de quarenta e dois graus.
Calor 4 (NC4)
A cidade do Rio de Janeiro, entrou num patamar inédito, chamado calor(NC4) ,tendo tido um patamar inédito, conforme os 5 níveis de calor que costumam ser determinados pela prefeitura, geralmente eles decretam o que chamam de NC4, quando não se tem registros de índices de calor muito alto, na base de 40° para 44°, estabelecendo uma permanência, de pelo menos na faixa de três dias seguidos, até a orientações por parte do Centro de operações do Rio de Janeiro(COR), para que a população se adapte a essa temperatura.
Tragédia
No ano passado, durante um show da cantora Taylor Swift, ocorrido no Engenhão, aconteceu o falecimento de uma fã, por exaustão térmica, então por conta disso decidiram criar essa norma, para poder orientar as pessoas a estarem se adequando a situação do calor que ocorre no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de janeiro deste ano, também teve aumentos consideráveis de calor, considerando os registros chegando a 39 graus no mês passado.
Pessoas no mar da praia de Barra de Guaratiba (Foto: reprodução/ Tercio Teixeira /Getty Images Embed)
Calor
Segundo relato de uma moça, que aguardava o ó ônibus no ponto, estava muito quente a temperatura, e ela já não estava aguentando mais, relatou ainda como estava ruim para ela, a temperatura em que se encontrava no momento que estava sendo entrevistada. Conforme o informado pelo climatempo, parece que esta havendo uma alta pressão, que esta gerando, esse dia ensolarado e seco nos últimos dias.
Não se sabe ainda até quando esse calor se manterá.