O país asiático foi atingido pelo fenômeno na terça-feira (2). E segundo a agência meteorológica do Japão o terremoto atingiu a magnitude 7,7. Além disso, foram emitidos alertas de tsunami para o Japão e Filipinas, que por serem próximos de Taiwan podem sofrer as consequências do ocorrido. O tremor atingiu o país em sentido a Taipei. Veja imagens de áreas que foram atingidas por ele:
Imagens de áreas afetadas pelo terremoto em Taiwan (Vídeo: reprodução/YouTube/Tv coiote)
O que é um terremoto
Um terremoto consiste em uma vibração intensa da superfície do planeta terra que é causada por movimentações na camada mais externa do planeta.
Como é medida a intensidade de um terremoto
A magnitude, força e impacto da destruição de um terremoto é medida pela intensidade do tremor no local onde ocorreu. O terremoto de maior magnitude já registrado atualmente foi de 9,5, no Chile em 1960.
Impactos do fenômeno nas regiões atingidas
Em Taiwan vários prédios foram destruídos e até agora 9 mortes foram confirmadas além de mais de 800 pessoas feridas. Os impactos de um terremoto/tremor são diversos e variáveis. De acordo com estudos da universidade americana Michigan Tech, os danos que podem ser causados de acordo com a magnitude de um tremor são:
- Até 2,5: os sismógrafos captam os movimentos mas não são sentidos na superfície;
- De 2,5 a 5,4: pode causar pequenos danos e são sentidos nas superfície;
- De 5,5 a 6: causa danos em prédios e outras estruturas;
- De 6,1 a 6,9: maiores danos em áreas densamente povoadas;
- De 7,0 a 7,9: grande impacto, danos sérios, como prédios destruídos;
- De 8,0 ou mais: impacto ainda mais forte, podendo destruir totalmente comunidades próximas ao epicentro.
Em relação ao risco de tsunamis, os especialistas afirmam que nem todos os terremotos causam tsunamis e que essa consequência depende da intensidade do fenômeno. De acordo com o serviço oceânico e atmosférico dos EUA, a maioria dos tsunamis ocorrem após terremotos com magnitudes acima de 7,0 que aconteceram sob o oceano e a menos de 100 quilômetros abaixo da superfície. Já a intensidade do tsunami pode ser prevista pela profundidade da água na região afetada pelo tremor.