Tarifaço de Trump ao Brasil começa a valer
Entram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. O decreto assinado na quarta-feira (30), pelo presidente Donald Trump, implementa uma taxa adicional de 40% sobre o Brasil, chegando ao total de 50%. A ordem tem um grande número de exceções como aeronaves civis, fertilizantes, petróleo e suco […]
Entram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros. O decreto assinado na quarta-feira (30), pelo presidente Donald Trump, implementa uma taxa adicional de 40% sobre o Brasil, chegando ao total de 50%. A ordem tem um grande número de exceções como aeronaves civis, fertilizantes, petróleo e suco de laranja.
Justificativas do Governo Trump
Na quarta-feira (30), Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos, assinou uma Ordem Executiva (OE), que considera o Brasil uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA.
Em comunicado, o governo estadunidense justifica a medida como forma de defesa do presidente Trump contra a extorsão das empresas americanas e perseguição política de seus cidadãos, a favor da liberdade de expressão e pela salvação da economia dos EUA “de ficar sujeita aos decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico.”
Bolsonaro e Donald Trump na Casa Branca (Foto: reprodução/Alex Wong/Getty Images Embed)
A Casa Branca reproduz a versão do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso nesta segunda-feira (04), que afirma ser perseguido no processo que o acusa de liderar uma tentativa de golpe de Estado no Brasil.
O texto que anuncia as tarifas assume que as decisões em processos que envolvam Bolsonaro e seus apoiadores são fruto de perseguição política, assédio e censura e constituem graves abusos de direitos humanos que arruinam o Estado Democrático de Direito brasileiro.
As exceções do tarifaço
Iniciada nesta quarta-feira, a alíquota de 50% impacta ⅓ dos produtos brasileiros e prevê uma lista de exceção de quase 700 produtos. Os principais itens não sobretaxados são:
- Artigos de Aeronaves Civis
- Veículos e peças específicas
- Eletrônicos
- Produtos de ferro, aço, alumínio e cobre
- Fertilizantes
- Produtos agrícolas e de madeira
- Alguns metais e minerais
- Produtos energéticos
O Governo Lula prepara plano de contingência para diminuir o impacto das tarifas à economia nacional. A negociação com os EUA para diminuir ou isentar a taxa de produtos, a abertura de novos mercados que tenham interesse nos setores mais afetados, o oferecimento de crédito para exportadores mais prejudicados, além da utilização temporária de programas de renúncia fiscal são caminhos analisados pelo governo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará uma reunião com secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, no dia 13 de agosto para tratar da imposição das tarifas unilaterais.
