Terremoto na Colômbia deixa feridos e causa destruição
O terremoto de magnitude 6,5 atingiu a Colômbia neste domingo (8), em Villa Cecilia, Paratebueno, ferindo quatro pessoas, que foram levadas ao hospital e, posteriormente, liberadas. Outra consequência do abalo sísmico é que casas — especialmente as construções antigas — foram destruídas. Tremor de terra destrói casas Os estragos causados pelo terremoto no bairro de […]
O terremoto de magnitude 6,5 atingiu a Colômbia neste domingo (8), em Villa Cecilia, Paratebueno, ferindo quatro pessoas, que foram levadas ao hospital e, posteriormente, liberadas. Outra consequência do abalo sísmico é que casas — especialmente as construções antigas — foram destruídas.
Tremor de terra destrói casas
Os estragos causados pelo terremoto no bairro de Villa Cecília, na cidade de Paratebueno, foram mostrados na rede social. As imagens são impactantes de casas que desabaram parcialmente.
As autoridades locais, o governador de Cundinamarca, estado onde ficam Paratebueno e Bogotá, e o Comitê Estadual de Gestão de Riscos, divulgaram que seguem monitorando os impactos.
Conforme o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), o tremor registrado alcançou uma profundidade de 10 quilômetros. Tendo o epicentro no município de Paratebueno, na região de Cundinamarca que fica perto da capital de Bogotá.
Os moradores da região afetada receberam a orientação da autoridade local para relatar ao site do SGC, se sentiram abalos sísmicos.
Detalhes do terremoto
A terra tremeu às 8:08 (horário local) da manhã deste domingo, 8 de junho. O forte abalo sísmico com magnitude de 6,5 foi percebido nas intermediações da capital e em alguns municípios de Cundinamarca.
Nas redes sociais, vários usuários locais comentaram sobre o tremor sentido por muitos deles. O departamento de Santander (unidades federativas de primeiro nível da Colômbia – são equivalentes aos “estados”, no Brasil) recebeu o maior número de registros.
O serviço geológico da Colômbia detalhou que a profundidade -decorrente dos abalos sísmicos – são classificadas em três categorias:
Superficiais de 0 a 30 km de profundidade; intermediárias de 30 a 120 km e profundas, maiores de 120 km. Os tremores superficiais são os que normalmente trazem mais danos devido à energia liberada pelo terremoto que se dissipa menos antes de atingir a superfície.
