Uma votação para o banimento ou venda do aplicativo TikTok fora marcada para este sábado (20/04) e, uma senadora democrata demonstrou apoio, o que gerou incitação no Congresso norte-americano, pressionando assim a empresa chinesa ByteDance.
A medida foi inclusa em um pacote legislativo de 95 bilhões de dólares (cerca de 45 bilhões de reais), o qual auxilia aliados, como Ucrânia e Israel.
Com a integração neste pacote, a ByteDance terá um ano para decidir se venderá o aplicativo que foi o mais baixado de 2023.
Na versão anterior do projeto, a empresa teria somente seis meses para a tomada da decisão.
Apoio de Maria Cantwell
A senadora de Washington, Maria Cantwell, declarou contentamento através de seu perfil na rede social X (antigo Twitter), por sua sugestão extensão do prazo de investimento da ByteDance ter sido inserida pelo presidente Johnson e líderes da Câmara, a fim de haver tempo para surgimento de um comprador em potencial.
A ação fora aprovada por muitos estadunidenses, pois, assim como o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, estes incriminam o TikTok pelos riscos direcionados à segurança nacional, visto que a China poderia solicitar que a companhia compartilhasse os dados dos mais de 170 milhões de usuários norte-americanos.
Posicionamento do TikTok
Em resposta, a empresa assegura que nunca distribuiu tais dados, e nem nunca o fará.
O pronunciamento mais recente do TikTok ocorreu através da rede social X, onde, um porta-voz declara ser uma lástima que a Câmara dos Deputados utilize uma fachada de um importante auxílio externo e humanitário para a aprovação do projeto.
Fora declarado ainda que, a medida atual obstrui o direito de liberdade de expressão dos norte-americanos, além de destruir 7 milhões de empresa, e findar uma empresa que contribui com 24 bilhões de dólares, anualmente, para o governo dos EUA.