Três em cada dez brasileiros são analfabetos funcionais, aponta pesquisa

Um cenário preocupante segue sendo enfrentado pelo Brasil em relação ao analfabetismo funcional. Segundo a edição mais recente de Alfabetismo Funcional (Inaf), 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos ainda se enquadram nessa condição — mesmo índice registrado em 2018, quando foi feita a última coleta de dados. O levantamento, realizado entre dezembro de […]

05 maio, 2025
Foto destaque: Pesquisa evidencia estagnação no combate ao analfabetismo funcional (Reprodução: Alexandre Carvalho/A2img)
Foto destaque: Pesquisa evidencia estagnação no combate ao analfabetismo funcional (Reprodução: Alexandre Carvalho/A2img)
Escola brasileira

Um cenário preocupante segue sendo enfrentado pelo Brasil em relação ao analfabetismo funcional. Segundo a edição mais recente de Alfabetismo Funcional (Inaf), 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos ainda se enquadram nessa condição — mesmo índice registrado em 2018, quando foi feita a última coleta de dados.

O levantamento, realizado entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, entrevistou 2.554 pessoas em todas as regiões do país e foi conduzido pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, em parceria com entidades como Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef.


Estudo aponta alto índice de analfabetismo funcional
Estudo aponta alto índice de analfabetismo funciona (Foto: reprodução/Sumaia Vilela/Agência Brasil)

O que é o analfabetismo funcional?

A pesquisa considera analfabeto funcional quem consegue apenas identificar palavras simples e números familiares, mas apresenta dificuldade para interpretar textos mais longos ou resolver problemas matemáticos básicos. Esse grupo abrange desde os analfabetos até os que possuem apenas habilidades rudimentares.

Estagnação e desigualdades

Após anos de queda, o índice de analfabetismo funcional no Brasil parou de recuar em 2009, estabilizando-se em 27%. Em 2018, houve um leve aumento para 29% — número que se manteve em 2024.

A pesquisa também escancara desigualdades. Entre pessoas com mais de 50 anos, mais da metade (51%) são analfabetas funcionais. Já entre os mais jovens, a situação melhora: 84% dos entrevistados entre 15 e 29 anos foram considerados alfabetizados funcionais, assim como 78% dos que têm entre 30 e 39 anos.


Estudo de analfabetismo funcional escancara desigualdades sociais do país (Foto: Reprodução/ 
Evaristo Sa/AFP/Getty Images Embed)


A diferença racial também é evidente. Enquanto 41% das pessoas brancas foram avaliadas com alfabetização consolidada (nível intermediário ou proficiente), esse percentual cai para 31% entre pretos e pardos e apenas 19% entre indígenas e amarelos.

O recorte de gênero mostra um leve avanço para as mulheres: 73% são consideradas alfabetizadas funcionalmente, contra 69% dos homens.

Uma mudança que precisa avançar

Ana Lima, coordenadora do estudo, destaca que os resultados mais positivos entre os mais jovens refletem o impacto de políticas de inclusão escolar nas últimas duas décadas. Mas alerta:

O importante agora é assegurar avanços no desenvolvimento contínuo das habilidades de letramento e numeramento dos brasileiros, tanto para aqueles que ainda estão na escola quanto para os que já estão fora dela. 

— Diz a coordenadora do estudo.

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