A cada dia, os candidatos à presidência dos Estados Unidos passam por desafios diferentes que podem encantar ou afastar um de seus principais veículos para chegar ao comando de uma das potências mais importantes do mundo: os eleitores. Após os acontecimentos recentes, o cenário da corrida presidencial já foi mudado inúmeras vezes, e mais uma vez, agora com a recente convenção republicana, pôde-se ter um vislumbre mais vívido de como andam os eleitores de Donald Trump, candidato que cresce cada vez mais nas pesquisas.
Perfil dos eleitores de Trump
Com a convenção republicana, além de se ter uma breve do quadro de ideias apresentados pelos mais importantes políticos do Partido Republicano, a análise de outra parte do cenário foi importante, como a aparição de uma variedade de eleitores. O evento foi organizado para uma estimativa de 50 mil pessoas nos quatro dias de convenção, sendo 2,5 mil os delegados representantes do partido e todo o resto de pessoas comuns.
Em quatro dias de evento, foi possível observar a variedade de perfis comparecendo de forma completamente engajada, chegando até a carregar consigo objetos e imagens que reforçam a escolha do partido e o desejo de ter o ex-presidente e atual candidato Donald Trump como presidente mais uma vez. Com filas gigantes, revistas e caminhadas cansativas debaixo do sol, os eleitores ainda se sentiam enérgicos e orgulhosos do resultado de poderem chegar tão longe.
Em entrevista para os correspondentes do Jornal Nacional, Ismar Madeira e Daniel Silva, eleitores republicanos comentam suas opiniões e expõem suas ideias perante o futuro do país.
“Acreditamos 100% em Trump para fazer a América grande de novo“, declara uma eleitora.
Com o recente atentado a Donald Trump, a compra de fotos do ex-presidente disparou. Antes da tentativa de assassinato, a foto mais procurada e comprada do candidato era a tirada na polícia quando havia indiciado por tentar reverter o resultado das eleições de 2020, na Geórgia. Atualmente, a fotografia mais procurada do ex-presidente é a do momento em que é retirado por seus seguranças no comício, na Pensilvânia. Em análise, eleitores acreditam que o disparate da foto se liga proporcionalmente com a imagem que o candidato quer passar para seus cidadãos.
A faixa etária dos eleitores de Trump também segue o padrão variado, passeando por jovens, adultos e idosos, apesar de ter uma maioridade entre o público mais velho.
“Eu acredito em tudo que ele defende. Nós precisamos de um país mais forte“, expõe Donna, uma aposentada da cidade de Miami que estava como voluntária.
“Voto em Trump porque economicamente, moralmente e socialmente, ele tem tudo que eu apoio“, comenta Ella, de 19 anos, vinda do Tennessee para a convenção republicana em Wisconsin.
Entretanto, apesar do grande número de eleitores fechados completamente com os ideais perpetuados por Trump, determinada parcela admite não concordar com várias das suas propostas, mas ainda achá-lo o candidato mais adequado no momento.
Eleições Americanas
A atual eleição para a presidência dos Estados Unidos já pode ser considerada uma das mais importantes para a história do país e do mundo. Com a mudança drástica de cenário nas pesquisas de forma constante para os dois candidatos, mesmo que um penda mais para o lado positivo e outro para o negativo, com certeza se torna uma das eleições mais engajadas da história dos Estados Unidos depois de 2020.
Após o atentado de Donald Trump, a intenção de voto dos americanos sofreu mudança e já chega a ser 58% voltada para Trump, enquanto a indecisão do atual presidente quanto a sua posição final a respeito da candidatura enfraquece a opinião sobre si.