Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil e gera crise com governo Lula

Nesta quarta-feira (09), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encaminhou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciando que a partir do dia 1º de agosto, passa a valer a tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos. Logo após o tarifaço de Trump, Bolsonaro (PL) reagiu […]

10 jul, 2025
Foto destaque: Presidente Donald Trump  (reprodução/Bill Pugliano/Getty Images Embeb)
Foto destaque: Presidente Donald Trump (reprodução/Bill Pugliano/Getty Images Embeb)
Presidente Donald Trump olhando com cara fechada

Nesta quarta-feira (09), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encaminhou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciando que a partir do dia 1º de agosto, passa a valer a tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos.

Logo após o tarifaço de Trump, Bolsonaro (PL) reagiu enviando uma indireta a Lula (PT). O ex-presidente publicou em suas redes sociais, uma citação de Provérbios 29.2, que diz: “Quando os justos governam, o povo se alegra. Mas quando os perversos estão no poder, o povo geme”. 

Junto a isso, aliados de Jair Bolsonaro culparam Lula pela ação de Trump, uma vez que, segundo eles, o governo atual vem estabelecendo uma política grosseira aos EUA, defendendo posições contrárias aos interesses americanos e se aproximando da China e do Irã.

Justificativas para nova tarifa

Na carta enviada a Lula (PT), o presidente dos Estados Unidos traz como um dos argumentos para elevação de tarifa o julgamento do ex-presidente, Jair Bolsonaro no STF. Trump classificou a forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente como uma “vergonha internacional” e que o julgamento precisa acabar imediatamente por se tratar de um “caça às bruxas”.

Desde março deste ano, Jair Bolsonaro responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022. Além disso, ele está inelegível até 2030, devido a uma decisão de 2023 do Tribunal Superior Eleitoral.

Junto ao ex-presidente mais sete réus respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.


Analista de Internacional faz análise sobre a repercusão internacional do tarifaço de Trump (Vídeo: reprodução/Youtube/CNN Brasil)


O processo está sob as regras da legislação penal, e se encaminha para a última etapa antes do julgamento, as chamadas alegações finais, que decide se o grupo será acusado ou absolvido.

Outra justificativa do presidente norte-americano é a relação comercial com o Brasil, que segundo ele é  “injusta e desequilibrada” e que a tarifa de 50% busca corrigir essas lacunas.

Como a decisão de Trump afeta o Brasil?

A decisão do governo americano impacta diretamente os produtos que lideram as exportações entre Brasil e Estados Unidos, sendo eles o petróleo, o aço, o café e as carnes bovinas.

Em carta, Trump alerta Lula dizendo que se o Brasil adotar medidas de reciprocidade e aumentar as próprias tarifas em resposta à ação do governo americano, os EUA aumentaram ainda mais as taxas sobre produtos brasileiros, acrescentando o percentual aumentado aos 50% já previstos por eles.

O presidente norte-americano aponta que uma possível redução de tarifa poderia ser feita caso o Brasil abrisse seus mercados e eliminasse tarifas e barreiras comerciais. E promete agilizar os processos para viabilizar a iniciativa de empresas brasileiras que queiram fabricar seus produtos diretamente nos EUA para evitar os 50% em suas exportações.

Resposta do governo brasileiro

O governo brasileiro rebateu, por meio de texto publicado no site do Planalto e nas redes sociais do presidente Lula (PT), as afirmações feitas por Trump e afirmou ser falsa a informação sobre o déficit norte-americano, uma vez que “as estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos”. Além disso, ressaltou que “qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da lei brasileira de reciprocidade econômica“.

Ainda em texto, Lula defende o Judiciário brasileiro. “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais”.

Mais notícias