“É possível que sim. Não é isso que eles fazem, deixam sobre a escrivaninha? Não sei”, respondeu Trump a Doocy, antes de descobrir a carta.
Conteúdo da carta
Em uma conferência na Casa Branca, na Sala Roosevelt, Trump descreveu a carta como uma mensagem “inspiradora”, antes de começar a leitura do conteúdo:
“À medida que me despeço deste cargo sagrado, desejo a você e à sua família tudo de melhor nos próximos quatro anos. O povo americano – e o povo de todo o mundo – espera que esta casa se mantenha firme diante das inevitáveis tempestades da história. Minha oração é que os próximos anos tragam prosperidade, paz e graça para nossa nação.
Que Deus os abençoe e os guie, assim como Ele tem abençoado e guiado nosso amado país desde a nossa fundação.Joe Biden“
Conferência de imprensa feita na Casa Branca. (Vídeo: reprodução/Youtube/New York Post)
Despedida de Biden
Joe Biden foi o primeiro presidente a se encontrar na posição única de escrever uma carta para seu sucessor, que é o mesmo antecessor, que lhe deixara uma mensagem quatro anos antes.
Atual Presidente e o seu antecessor, Joe Biden, no Salão Oval (Foto: Reprodução/Instagram/@apnews)
Embora tenha descrito a carta de Trump como uma “generosa mensagem”, Biden optou por não compartilhá-la publicamente na ocasião, mantendo-a em caráter privado.
Antes de sua posse, em seu último discurso como presidente, Biden desejou sucesso ao novo governo de Trump, mas não deixou de emitir uma série de advertências pontuais, afirmando que “muita coisa está em jogo neste momento”.
O ex-presidente democrata expressou uma preocupação sobre o crescente poder dos ultra-ricos nos Estados Unidos, alertando para o risco de uma oligarquia emergente, que ameaçaria os fundamentos da democracia americana.