União Europeia prepara multa bilionária contra rede social de Elon Musk

Autoridades da União Europeia estão prestes a aplicar uma punição pesada contra a rede social X, comandada por Elon Musk. A plataforma é alvo de uma investigação por não seguir regras estabelecidas por uma nova legislação europeia voltada ao combate à desinformação e ao conteúdo ilegal online. Fontes ligadas ao processo afirmam que as penalidades […]

04 abr, 2025
Foto destaque: Rede social X pode ser a primeira a sofrer multa bilionária (Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)
Foto destaque: Rede social X pode ser a primeira a sofrer multa bilionária (Reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)
Rede social X pode sofrer multa

Autoridades da União Europeia estão prestes a aplicar uma punição pesada contra a rede social X, comandada por Elon Musk. A plataforma é alvo de uma investigação por não seguir regras estabelecidas por uma nova legislação europeia voltada ao combate à desinformação e ao conteúdo ilegal online.

Fontes ligadas ao processo afirmam que as penalidades devem envolver uma multa considerável e exigências para que o X altere suas práticas. O anúncio oficial está previsto para acontecer entre junho e setembro, período de verão no continente europeu. Será a primeira vez que a Lei de Serviços Digitais será usada para impor sanções a uma grande empresa do setor.

Multa bilionária e tensões políticas

Os valores exatos da multa ainda estão sendo definidos, mas uma das fontes afirmou que ela pode ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão. O objetivo seria usar o caso como exemplo para mostrar às demais plataformas digitais que a lei precisa ser levada a sério. Ao mesmo tempo, os reguladores analisam como a decisão pode afetar as já delicadas relações entre Europa e Estados Unidos, especialmente com o cenário político americano em destaque.

Mesmo com esses cuidados, representantes da Comissão Europeia disseram que a investigação sobre o X corre de forma separada de qualquer discussão política ou comercial. A apuração começou em 2023 e, desde então, os indícios de que a rede social descumpriu a legislação só aumentaram.

A movimentação da União Europeia acontece em meio a um cenário mais amplo de tensão com os Estados Unidos, especialmente após o ex-presidente Donald Trump — que é novamente pré-candidato à Casa Branca — anunciar novas tarifas sobre produtos europeus.

A medida reacendeu discussões sobre comércio internacional e pode complicar ainda mais o clima entre os dois lados do Atlântico, justamente quando autoridades europeias se preparam para impor sanções a uma empresa ligada a um aliado próximo de Trump, Elon Musk.


Elon Musk e Donald Trump (Foto: reprodução/Brendan Smialowski/Getty Images Embed)


Empresa ainda pode negociar mudanças

Apesar do cenário, ainda há espaço para diálogo. Caso a empresa aceite fazer ajustes que atendam às preocupações da UE, pode ser que as penalidades sejam revistas ou até evitadas. Além disso, o X está sendo investigado em outro processo, ainda mais amplo, que analisa como a plataforma lida com conteúdos sensíveis, como discurso de ódio, fake news e outros tipos de publicações consideradas nocivas à democracia.

Procurada, a Comissão Europeia reafirmou que aplica suas leis de forma justa, sem direcionamentos específicos contra nenhuma empresa. Já a rede social de Musk não quis comentar.

O empresário, por outro lado, já deixou claro que não concorda com as regras europeias e, em julho do ano passado, chegou a dizer que está disposto a enfrentar qualquer punição na Justiça.

Caso a empresa resista em cumprir as exigências, o impasse pode acabar em uma batalha judicial com possíveis repercussões para o futuro da regulação digital no continente.

Mais notícias