Uma nova rajada de ventos em Santa Ana que atingiram o Sul da Califórnia nesta terça-feira (21) tem preocupado a equipe de combate aos incêndios em Los Angeles, isso porque os ventos fortes junto com o clima seco da região podem espalhar as chamas e causar novos focos de incêndio.
Em San Diego, os incêndios florestais se intensificaram mas já diminuíram significativamente, de acordo com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, estando 10% contido.
Já o incêndio Pala já foi completamente contido, de acordo com as autoridades, suspendendo as ordens de desocupação. As informações foram fornecidas pelo Gabinete do Xerife do Condado de San Diego.
Perto do Observatório Griffith, outro incêndio se iniciou nesta segunda-feira (20) mas foi rapidamente controlado pela equipe sem graves danos às estruturas próximas ao local. No Condado de Los Angeles, o incêndio Palisades já estava 63% contido. As chamas já consumiram quase 9,6 mil hectares. Já o incêndio Eaton queimou quase 5,7 mil hectares e já estava 89% contido.
Os ventos
Da última vez que as rajadas de vento alcançaram Santa Ana, ventos de 119 km/h atingiram a região, isso corresponde à força de um furacão. Já em Sill Hill, nas regiões montanhosas de San Diego as rajadas foram de 164 km/h. A previsão é que os ventos fortes de Santa Ana diminuam até a tarde desta quinta-feira (23).
Medidas de proteção
Segundo o Chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, novos recursos já foram implantados e as equipes já estão posicionadas com os carros nos lugares estratégicos da cidade nas áreas de maior risco.
No entanto, há esperança para o povo da região do Sul da Califórnia. Depois de meses, é possível que haja uma chuva antecipada neste fim de semana.90% do Condado de Los Angeles está enfrentando uma seca severa isso porque as chuvas desde maio de 2024 foram mínimas e não chove desde o início de 2025.
Apesar da expectativa, a equipe está preparada para qualquer resultado negativo que a chuva possa causar na terra, que já está debilitada por causa das queimadas.