Visto para os EUA ficará mais difícil a partir de setembro

Tirar o visto dos EUA se tornará uma árdua missão: a partir do dia 02 de setembro, a entrevista presencial se tornará obrigatória para a maioria das pessoas que buscarem o pedido de visto. O governo americano apertou ainda mais o cerco, mesmo para quem for menor de 14 ou maior de 79 anos. Flexibilização […]

25 ago, 2025
Foto destaque: visto norte-americano terá mais restrições a partir de setembro (Reprodução/Getty Images embed/iStockphoto)
Foto destaque: visto norte-americano terá mais restrições a partir de setembro (Reprodução/Getty Images embed/iStockphoto)
Retirada de visto ficará mais difícil nos EUA

Tirar o visto dos EUA se tornará uma árdua missão: a partir do dia 02 de setembro, a entrevista presencial se tornará obrigatória para a maioria das pessoas que buscarem o pedido de visto. O governo americano apertou ainda mais o cerco, mesmo para quem for menor de 14 ou maior de 79 anos.

Flexibilização diminuiu

Mesmo com as várias categorias de visto (turismo, estudo, intercâmbio ou trabalho temporário), quem for solicitar terá que se encaminhar ao consulado ou embaixada para conversa e agilização nas questões formais. Anteriormente, era comum que pedidos de renovação ou até mesmo primeiras solicitações em algumas situações fossem aprovados apenas com o envio de documentos, sem entrevista.

O anúncio explica que a mudança vale justamente porque as dispensas de entrevista foram exceções temporárias, criadas para agilizar a análise de pedidos em meio às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Agora, segundo o governo americano, chegou o momento de retomar os procedimentos tradicionais de avaliação.

Exceções serão raridade

No entanto, ainda há algumas exceções à rigidez das novas regras, como para alguns vistos com viés diplomático ou oficial, além de casos determinados diretamente pelo consulado. No entanto, a imagem é clara: quem pensar em viajar para os Estados Unidos, terá que marcar horário, se apresentar e realizar entrevista presencial.


Visto para os EUA ficará mais difícil a partir de setembro
Governo de Donald Trump tenderá a endurecer disponibilidade de vistos nos EUA (Foto: Christopher Furlong /POOL/ AFP)

Para os brasileiros que vislumbram visitar os EUA, a demanda por agendamentos aliada a filas de espera deve ser a consequência direta mais notável em todo esse processo, que se tornará mais demorado e competitivo. Assim sendo, especialistas recomendam que, quem já pensa em tirar o visto, faça-o antes mesmo que a nova regra entre em vigor, para assim ter mais agilidade para escapar das futuras filas.

A decisão marca o fim de uma fase mais flexível e traz de volta um modelo tradicional: entrevista presencial como regra, exceção apenas para poucos agora com o presidente Donald Trump no poder.

Mais notícias