Viúva de Marielle Franco celebra decisão do STF de tornar os acusados réus do caso

Sabrina Oliveira Por Sabrina Oliveira
4 min de leitura
Foto destaque: Monica Benicio, viúva de Marielle Franco (reprodução/Instagram/@monicaterezabenicio)

Nesta terça-feira (18), Monica Benicio, vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL e viúva de Marielle Franco, comentou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), de aceitar a denúncia contra os acusados e torná-los réus pelo crime de homicídio contra Marielle e o motorista Anderson Gomes. 

A decisão foi anunciada pelo relator do caso, Alexandre de Moraes, que indiciou o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, e os irmãos Chiquinho Brazão, deputado federal do Rio de Janeiro, e Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio. 

Palavras de Monica

A vereadora comemorou em suas redes sociais o fato do veredito ter sido aprovado de forma unânime pelos cinco ministros. Monica escreveu que se sentia emocionada e aliviada pela decisão, e que essa unanimidade representa mais um passo significativo para a justiça prevalecer e acontecer. 


Declaração de Monica (Foto: reprodução/X/@monica_benicio)

“Não só por mim ou pela família de Anderson, mas por cada brasileiro e brasileira que não quer a barbárie instalada na nossa sociedade. A violência não pode fazer parte da política. A justiça por Marielle e Anderson é a busca por uma sociedade mais justa para todas as pessoas.”

Monica Benicio, vereadora e viúva de Marielle Franco

Monica também comentou que a solução do crime é uma chance de levar esperança ao Brasil, devolvendo sua democracia. A irmã de Marielle, Anielle Franco, também comentou sobre a decisão em suas redes sociais, “Desejo que o julgamento seja rápido, pois já esperamos tempo demais. Reitero minha confiança na justiça, na Polícia Federal e na condução do Supremo. O Brasil quer e precisa de justiça por Marielle e Anderson!”. 

A viúva de Anderson, Ágatha Arnaus, compartilhou uma foto do marido com o filho nas redes sociais e declarou que esse é um passo crucial para alcançar a justiça pelo caso. Ademais, ela também afirma que a luta é extensa, mas que não perderá a fé nas leis, “gostaria de ressaltar que esta luta por justiça não é só por mim, nem pelo meu marido, mas pelo nosso filho Arthur, que é meu “pedacinho de Anderson”, e que infelizmente não tem o pai ao seu lado para compartilhar a alegria da vida.”


Publicação da esposa de Anderson Gomes (Foto: reprodução/Instagram/@agathaarnaus)


Processo entrará na fase de coleta de provas 

O processo também colocou como réus, o major da Polícia Militar Ronald Paulo, responsável por acompanhar Marielle em deslocamentos de eventos, e o ex-assessor de Domingos Brandão, Robson Fonseca. Agora, o caso entrará na parte de instrução, onde serão coletadas provas, testemunhos e a realização de interrogatórios com os acusados. 

Após isso, o caso deverá entrar em julgamento para definir as penas dos envolvidos. A defesa dos réus decidiu não recorrer da decisão judicial e irá aguardar a próxima fase da investigação para agir. Apesar disso, Rivaldo Barbosa e Chiquinho Brazão negam ter participado do homicídio ocorrido em março de 2018.

Deixe um comentário

Deixe um comentário