O jovem ator chinês de 22 anos, Wang Xingyue, conhecido por trabalhos cinematográficos, foi encontrado, na terça-feira passada (7), a informação do resgate só foi divulgada nesta semana. O astro de doramas, foi localizado pouco mais de um mês de desaparecimento no norte de Tak, província da Tailândia, que faz fronteira com Myanmar.
Wang relatou que estava no país para participar de supostas audições, e afirma que foi atraído para um golpe que visa enganar cidadãos chineses. O ator declarou que não sofreu abusos ou agressões.
Wang se pronunciando para a imprensa após ter sido encontrado (Vídeo: Reprodução/YouTube/South China Morning Post)
Na ocasião do desaparecimento, a namorada de Wang decidiu pedir ajuda na internet, por meio de suas redes sociais, dois dias após o sumiço do ator que ocorreu no final de 2024.
“Não tínhamos outra escolha a não ser usar o poder da internet para amplificar nossas vozes“, escreveu a namorada de Wang Xing na plataforma de mídia social chinesa Weibo.
O apelo se tornou viral após ser compartilhado por algumas das maiores celebridades da China, incluindo o cantor Lay Zhang e o ator Qin Lan.
Tráfico Humano
A província próxima a Myanmar é uma área conhecida por atividades criminosas de larga escala, incluindo tráfico humano por gangues organizadas.
“Com base na investigação inicial, acreditamos que ele foi vítima de tráfico humano“, afirmou o inspetor-geral da polícia, Thatchai Pitaneelaboot, ao veículo Reuters.
Guarda tailandês na fronteira com Myanmar (reprodução: Manan Vatsyayana/AFP/Getty Images embed)
O desaparecimento criou um alerta sobre os impactos no setor de turismo da Tailândia, o país é responsável em impulsionar a segunda maior economia do Sudeste Asiático, com a China como seu principal mercado emissor.
O caso expôs a realidade em que o tráfico humano se tornou uma ameaça crescente. Outros profissionais da indústria cinematográfica chinesa declararam que também foram vítimas de golpes com falsos anúncios de empregos na Tailândia.
A polícia tailandesa investiga o desaparecimento de um modelo chinês na fronteira entre Tailândia e Myanmar, após ter recebido oferta de trabalho no país.
Em comunicado à BBC, a Federação Chinesa de Rádio e Televisão informou que muitos atores viajaram para o exterior com falsas promessas de oportunidades de emprego, resultando em sérios danos à sua segurança pessoal e financeira.
Caso brasileiro
Em outubro do ano passado, o brasileiro Luckas Viana Santos também foi atraído por falsa oferta de trabalho em Myanmar. Durante a viagem, ele percebeu que havia se tornado mais uma vítima de tráfico humano na Ásia.
Durante ligação telefônica com a mãe, no dia 8 de dezembro, o ator informou que os criminosos exigiam R$ 120 mil de resgate. O Ministério Público Federal não divulgou maiores detalhes, mas confirmou que um procedimento está em andamento.