A revista Time trouxe na capa da edição desta quarta-feira (11) o candidato à presidência Donald Trump. Na capa, o ex-presidente aparece em um carro de golfe atolado em um banco de areia, ele tenta sair da situação enquanto os dizeres “em apuros” estão estampados. A ilustração da Time é publicada um dia após o debate presidencial entre o candidato Trump e a vice-presidente Kamala Harris na rede de TV americana ABC.
A reportagem a que a capa da revista se refere foi intitulada “Como Kama Harris tirou Donald Trump do curso”. Isso porque o primeiro confronto entre os dois candidatos foi dominado pela democrata que pressionou o ex-presidente durante todo o debate. Kamala procurou estressar Trump o chamando de “fraco” e “errado” , além de dizer que os militares chamaram o antigo governo de “desgraça”. Durante o debate, o republicano chegou a ser desmentido pelos mediadores após dizer que imigrantes estariam comendo cachorro.
De acordo com uma pesquisa realizada pela CNN, 63% dos eleitores acreditam que Harris levou a melhor no debate. Já a Times diz que o debate destacou o quão drasticamente a corrida presidencial mudou desde que Biden deixou de ser candidato. “Por mais claro que seja que Trump gostaria de ainda estar concorrendo contra Biden, é igualmente claro que Harris o abalou”, diz a revista.
O debate com Joe Biden
O debate de ontem teve um rumo contrário do que foi o de junho contra o atual presidente Joe Biden. Na ocasião, Trump levou a melhor, deixando o democrata contra a parede. Ao contrário da postura incisiva de Harris, Biden na época deixou o adversário dominar o debate chegando a gaguejar em alguns momentos. A postura do democrata na corrida presidencial levou seu partido a se desesperar e a retirar a sua candidatura em julho.
Harris e Trump estão tecnicamente empatados
Estando a dois meses da eleição, as pesquisas mostram os dois candidatos com empate técnico. A disputa está acirrada com Kamala liderando com apenas um ponto percentual (48%) contra Trump (47%) segundo uma pesquisa da New York Times/Siena College entre os dias 3 e 6 de setembro.
É importante focar nos estados chaves, isto é, estados que não tem tendência histórica a votar em algum partido em específico já que, diferente do Brasil, os Estados Unidos adotam um sistema de votos em colégios eleitorais formados por candidatos em cada estado. Entre os estados chaves, os dois também estão empatados com Harris tendo uma leve vantagem e por isso não é possível determinar uma tendência de votos.