Anvisa alerta sobre o uso de substancia tóxica na fabricação de alimentos humanos

Afernandes Por Afernandes
2 min de leitura

A Agência nacional de vigilância sanitária – ANVISA publicou nesta terça feira (21), um alerta que reforça a necessidade do recolhimento dos lotes intoxicados de petiscos para cães da marca Tecno Clean industrial.  

Ao identificar a possibilidade de distribuição do ingrediente contaminado para fábricas de alimentos de uso humano, o ministério da agricultura alertou a Anvisa  para que pudessem ser adotadas ações relacionadas aos produtos sujeitos a vigilância sanitária.


 

Foto: substancia tóxica Reprodução/gstatic.com


A medida tem caráter preventivo para evitar que os lotes AD5035C22 e AD4055C21, contaminados por uma substância tóxica, o etilenoglicol, seja utilizado na fabricação de alimentos humano. Uma Substância extremamente tóxica, se ingerida pode ocasionar riscos graves a saúde, conforme informado pela anvisa.

 

O alerta reforça ainda a resolução que determinou o recolhimento e proibiu a comercialização, distribuição, manipulação e uso dos lotes. Analisados preliminarmente pelo ministério da agricultura e pecuária além do abastecimento.

 

O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico usado para resfriar motores e radiadores de carros. Ao ser ingerido ocasiona problemas neurológicos, insuficiência renal e hepática podendo inclusive levar a morte.    Informa a agência ao se referir sobre a substância que em outro relato causou a contaminação nas cervejas backer em 2020, levando 10 pessoas a internação com sintomas de intoxicação.

 A Anvisa destaca: A empresa responsável pelo produto e demais empresas da cadeia produtiva devem implementar medidas de controle e metodologia apropriada de avaliação de eventuais desvios para intervir sempre que necessário, com vistas a assegurar alimentos aptos ao consumo humano”

A Anvisa recomenda que as empresas envolvidas na etapa da cadeia produtiva de alimentos para consumo humano que estiverem de posse desse lotes, não os utilize ou comercialize em hipótese alguma. A agência ressalta ainda que a empresa entre em contato com a Tecno Clean para devolução do produto. E comunicar a agência o recolhimento dos lotes e dos alimentos fabricados com essa matéria prima.

Foto da capa: substancia tóxica Reprodução/credito: yakobchuck/freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário