Casos de infecção simultânea pelos vírus da Covid-19 e da Gripe têm aumentado na União Europeia e está causando preocupação às autoridades.
Em alguns casos existem pacientes com a coexistência de três vírus de incidência respiratória ao mesmo tempo.
As autoridades da Romênia estão manifestando preocupação com o crescente número de doentes contaminados com os vírus nos serviços de saúde.
“Qualquer pessoa que tenha passado pela gripe sabe o que é esse estado de dor de cabeça, isso coloca-o na cama. Quando falamos de gripe, é uma soma de todos estes sintomas, e estes sintomas chegam a alta e muito alta intensidade, não se pode dizer sem testes”, expôs o diretor do Instituto de Doenças infecciosas de Bucareste, capital da Romênia, Adrian Marinescu.
Diante dos sintomas, os testes continuam a ser uma palavra de ordem nesses países, para assim saber o que realmente a pessoa tem.
Os especialistas de todo o continente europeu vêm alertando para um surto com potencial devastador de vírus da Covid-19, como também os similares a ele, nos próximos meses, e também alertam que para isso, é preciso tomar providências, principalmente com vacinas de reforço e máscaras em lugares com grandes concentrações de pessoas.
Vacina covid-19. (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)
O aviso surge no momento em que a Orgazinação Mundial da Saúde (OMS) registra os três anos da primeira sequenciação do coronavírus, Sars-Cov2, e lembrou que o vírus não está vencido e os testes precisam continuar, como também o compartilhamento de informações para melhor lutar contra ele.
Nesta terça-feira (10), a OMS, afirmou que o surto atual de casos de covid-19 na China não deve causar um impacto “significativo” na Europa.
Ainda de acordo com a declaração da OMS na terça, o velho continente está bem equipado para enfrentar a covid, porque a região apresenta uma taxa elevada de vacinação. Porém, a organização advertiu que é preciso se manter vigilante diante do surgimento de novas variantes.
Foto destaque. Casos simultâneos de covid e gripe aumentam na Europa. Reprodução/Conde Nast Traveler.