O secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, informou que a cidade pretende iniciar na próxima quinta-feira (18), a aplicação da terceira dose das vacinas contra o vírus de SARS-CoV-d2 em maiores de 18 anos. A declaração veio após a determinação do Ministério da Saúde, liberada na última terça-feira (16).
As doses de reforço serão aplicadas nos maiores de 18 anos que já tomaram as duas doses dos imunizantes da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac há pelo menos cinco meses. O imunizante ministrado será a da farmacêutica Pfizer, pois é o único com maior disponibilidade no território paulista. É aguardado um público equivalente a 800 mil cidadãos.
A fim de evitar aglomerações, que estimulam a transmissão viral, a vacinação será organizada para imunizar as pessoas em diferentes datas: quem tomou a segunda dose até 27 de abril receberá a terceira na quinta-feira de amanhã, já na sexta será a vez de quem foi imunizado com a segunda dose até 17 de junho.
Edson Aparecido fala sobre o início da aplicação da dose de reforço para maiores de 18 anos na cidade de São Paulo (Vídeo: Reprodução/CNN)
Até o momento, não há qualquer informação sobre como será efetuada a dose de reforço para aqueles que tomaram a vacina da Janssen, cuja dose era única. O conselho do Ministério da Saúde é o de que esse público receba uma segunda dose do mesmo imunizante antes do reforço da Pfizer, embora não haja registros de doses da Janssen disponíveis na cidade de São Paulo. Assim, a prefeitura espera por mais instruções.
Lembrando que chegou ao país, na última sexta-feira (12), um lote com mais de um milhão de vacinas da farmacêutica Janssen. O carregamento faz parte dos 36 milhões de imunizantes produzidos pela indústria e adquiridos pelo Brasil. O total das entregas seria de 7,8 milhões de doses em novembro e 28,2 milhões em dezembro –– o suficiente para imunizar 36 milhões de cidadãos considerando que a vacina é dose única.
Anteriormente, a dose de reforço era destinada somente a imunossuprimidos e idosos acima dos 60 anos.
Foto de destaque: Reprodução/Frederic J. Brown.